28/12/2013

Escola Preparatória de Mem Martins - Agenda do Aluno

A capa das antigas agendas do aluno, na Escola Preparatória de Mem Martins, no final dos anos 80, com um mapa antigo da região.

Ainda hoje, nas ruas da Rinchoa, existe antiga sinalética referente à Escola Preparatória de Mem Martins



História da Escola

A Escola sede do agrupamento situada na Tapada das Mercês foi criada por Portaria, publicada em 4 de Outubro de 1973, no Diário do Governo, à qual foi atribuído, inicialmente, o nome de “Escola Preparatória do Visconde de Juromenha

Apesar de criada em 1973, apenas em 17 de Novembro de 1975 as actividades lectivas se iniciaram no local onde a mesma se encontra localizada na actualidade. Quatro anos mais tarde, passou a ser designada por “Escola Preparatória de Mem Martins”. Em resultado da criação, através de uma Portaria datada de 23 de Maio de 1991, das escolas preparatórias e secundárias (C + S), a Escola mudou novamente de designação, passando, nessa altura, a ser conhecida por “Escola C+S de Mem Martins”.

Em sete de Maio de 1997, foi novamente atribuído o nome do Visconde de Juromenha ao nosso estabelecimento de ensino, que passou a denominar-se “Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Visconde de Juromenha”.

Mais tarde, foi constituído o “Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha”, que agrega a Escola B. 2 3 Visconde de Juromenha, a Escola B 1 /JI Tapada das Mercês e a Escola B 1 /JI Eduardo Luna de Carvalho (Despacho da Directora Regional da Educação de Lisboa em 9 de Junho de 2004).

O nome atribuído ao Agrupamento e a uma das Escolas que o integra, Visconde de Juromenha, refere-se a João António de Lemos Pereira de Lacerda, que foi o 2º Visconde de Juromenha (nasceu em 1807 e morreu em 1887).

Apesar de apoiante da causa miguelista nas lutas liberais, foi reconhecido como um Homem de Letras, notável conferencista e divulgador da história e património de Sintra.



Sem comentários:

Enviar um comentário