15/11/2014

Reportagem Exlibris » Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro

Afirmando-se como uma Instituição verdadeiramente inclusiva e intercultural, o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro [ver vídeo] assume como princípio estruturante da sua ação o aumento progressivo do sucesso escolar, promovendo a formação integral dos alunos e contribuindo para que estes sejam cidadãos ativos e conscientes dos seus direitos e deveres. O ExLibris® foi testemunhar a realidade de um Agrupamento que assume o dinamismo como pilar intrínseco do seu ADN – premissa que se materializa na realização de uma enorme diversidade de projetos. É pela voz de António Castel-Branco, diretor, que conhecemos a Instituição que é já uma referência na Educação Especial e Intercultural, no Ensino Artístico e ainda no Desporto Escolar.
Chegados a «Sintra, glorioso Éden!»[i], deixámo-nos encantar por este esplendor de beleza natural e por um ínfimo verde – pautado por majestosos palácios e deslumbrantes parques – que culmina na grandeza agitada do mar. E é neste concelho, sobejamente conhecido pelos seus monumentos distinguidos como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, que encontrámos o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro (AEFC), situado na freguesia de Algueirão-Mem Martins. Homologada em junho de 2004, a Instituição está organicamente estruturada em cinco estabelecimentos de ensino que englobam uma oferta educativa do Pré-escolar ao 3º Ciclo do Ensino Básico. Assim, para além da Escola Básica (EB) Ferreira de Castro que constitui a sua sede, o Agrupamento abarca também a EB Nº. 1 de Mem Martins, a EB de Mem Martins, a EB de Ouressa e o Jardim de Infância Nº 3 de Mem Martins. À oferta educativa são ainda aditados Cursos Vocacionais e Percursos Curriculares Alternativos nos 2º e 3º Ciclos.
Enquanto espaço dinâmico ao serviço da Educação, o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro preconiza estratégias inovadoras no sentido de proporcionar o desenvolvimento global dos 2370 alunos que acolhe. «Na estrada de Sintra»[ii], os discentes seguem guiados pelo sonho de contribuírem para um mundo melhor. «Educar é produzir um homem feliz e sábio»[iii]: esta é a missão que o Agrupamento pretende cumprir, formando cidadãos participativos, conscientes e cívicos, capazes de vencer os desafios do futuro e de concretizar os seus projetos de vida. E é esta energia revigorante que nos contagia assim que damos os primeiros passos na Instituição: um lugar harmonioso onde o semblante de cada jovem espelha a felicidade em poder usufruir de uma Educação pluralista e integrada, que almeja o sucesso a todos os níveis.
Clica no link abaixo, para ver reportagem completa (distribuído com o Jornal Publico)
http://www.exlibrisci.pt/?p=1655


Sem comentários:

Enviar um comentário