Tempo em Algueirão Mem Martins

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

(Re) Pensa Sintra - Debate Cidadania 25fev2016



No Floresta Center na Tapada das Mercês
Mais um debate do ciclo (Re ) Pensa Sintra, desta feita dedicada ao tema Cidadania
- O que é a Cidadania? Como se promove a Cidadania? O que pensa a Juventude da Cidadania? O que ganho, e o que ganhamos com a Cidadania?
25 fevereiro 2016 às 18h30


domingo, 21 de fevereiro de 2016

Outro Centro de Inspecções

Junto ao novo Centro de Inspecções de Mem Martins, entre o 'Continente' e o 'Pingo Doce'
nasce outro IPO??? Para camiões??? Será...
correm boatos...


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

[CMS] Arranjos exteriores na nova igreja de Mem Martins

A Câmara Municipal de Sintra iniciou os arranjos exteriores da zona envolvente à nova igreja de Mem Martins.
O município de Sintra em parceria com a Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins colaboram na execução dos melhoramentos na área envolvente à igreja edificada no gaveto formado pela Rua Artur Bual e a Praceta do Outeiro.
A intervenção têm uma duração prevista de duas semanas, dependendo das condições climatéricas que ocorram durante a realização dos trabalhos.
Custo da Obra: 46 000€ + IVA

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

[CMS] Requalificação da Avenida Chaby Pinheiro em Mem Martins (video)

A Câmara Municipal de Sintra promoveu a apresentação pública do projeto de requalificação da Avenida Chaby Pinheiro e zonas envolventes (Rua Domingos Saraiva, Rua dos Lírios, Rua da Madressilva e Estrada do Algueirão) na sede da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins. 

O presidente da Câmara referiu que “a requalificação vai trazer às pessoas mais espaços para estar e circular e, portanto, melhor qualidade de vida”.

Com o investimento de 600 mil euros, numa área de 10 775m2, a autarquia pretende melhorar o ambiente de passeio, lazer e estadia numa zona central desta freguesia assim como solucionar dificuldades de acessibilidade e de lugares de estacionamento.

No projeto está previsto a colocação de mobiliário e equipamento urbano nas zonas de passeio e a manutenção das árvores existentes tal como a plantação de novas. 

No que respeita a infra-estruturas, em articulação com os SMAS de Sintra, está previsto a renovação das redes de abastecimento de água, drenagem de esgotos doméstico e pluvial e enterramento dos eco-pontos.


sábado, 13 de fevereiro de 2016

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

[Jornal da Liga de Bombeiros] Algueirão Mem Martins - Aproveitar todas as oportunidades

Algueir3.JPG
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Algueirão Mem-Martins está apostada em continuar a aproveitar todas as oportunidades, nomeadamente as proporcionadas por fundos comunitários, para continuar a equipar o seu corpo de bombeiros e ultimar definitivamente as suas instalações operacionais e associativas.
Algueir2.JPGO quartel, datado de 1988, nunca foi concluído de acordo com o projecto inicial. Hoje, direção e comando da instituição unem-se para regularizar a situação pensando desde logo na sua conclusão mas de acordo com as regras e exigências actuais. Entretanto, foram também introduzindo sucessivas alterações nas actuais instalações, que permitiram adequá-las minimamente às necessidades de acolher com dignidade e funcionalidade a centena de elementos do corpo de bombeiros.

Algueir1.JPG
Todos os bombeiros dispõem de equipamentos de proteção individual mas, inclusive nesse domínio, os Voluntários do Algueirão Mem-Martins entendem ser necessário estar atentos à evolução que permita reforçar ainda mais a vertente da segurança.
Ao nível das viaturas a aposta é também investir na optimização e polivalência das existentes que permitam aos bombeiros garantir níveis de operacionalidade e de eficácia compatíveis com a própria formação que recebem.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Teatro: “Nem tudo o que parece é” [13fev2016]

No próximo dia 13 fev, pelas 22h, o 'Grupo de Teatro Amador Ambulante' sobe ao palco para apresentar a revista “Nem tudo o que parece é”.
O espectáculo vai decorrer no Mem Martins Sport Clube, junto à Capela da Sra. da Natividade.
“Nem tudo o que parece é” é uma peça de Paula Longa Florêncio, autora, encenadora e organizadora.



[CMS] Sintra vai ter a primeira ciclovia urbana (video)


A autarquia investe aproximadamente 200 mil euros na construção de um circuito pedonal e para circulação de bicicletas, que terá uma extensão de 2800m, e vai fazer a ligação entre Mem-Martins e a Portela de Sintra. 
[clica para ver o video]

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Requalificação da Bacia de Retenção

A Câmara Municipal de Sintra iniciou a obra de Requalificação da Bacia de Retenção no Algueirão, na Freguesia de Algueirão-Mem Martins.

Esta intervenção da autarquia visa o arranjo paisagístico da zona envolvente da bacia de retenção (BR2 | Algueirão), inserido no “Projecto de Controlo de Cheias da Região de Lisboa”, um equipamento com uma área aproximada de 16 000 m2, localizado entre os terrenos adjacentes ao parque de máquinas da CP, a Urbanização da Coopalme e a via de ligação Cavaleira-Ouressa.

O espaço de intervenção para o qual se propõe uma operação de reabilitação, tem uma potencial utilização desportiva e de lazer, numa freguesia muito carenciada em espaços públicos e equipamentos coletivos, sendo que, alguns dos existentes, não apresentam condições mínimas para uma utilização em segurança, higiene e conforto.

Custo da obra: € 36 201,57 + IVA
Prazo previsto de execução: 90 dias
Fonte: CMS


sábado, 30 de janeiro de 2016

Filme: "CHIP" - O Começo" 2016

Trailer
Esta História retrata a vida de Sandro Viegas, um jovem delinquente que acaba preso pelos seus actos, conseguindo escapar da prisão é apanhado novamente, pelo que desta vez se vê chantageado por comissário da PJ com o objectivo de se infiltrar no gangue de Shootas que controla uma zona chamada Tapada das Mercês, nos subúrbios de Sintra.

Filme completo

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

[Jornal da Região] Avenida Chaby Pinheiro quer recuperar vitalidade

[clica para edição completa]
edição nº64 - Ano XXI - 27 de janeiro a 2 de fevereiro de 2016

A Câmara de Sintra vai requalificar a zona central de Mem Martins, em torno da Avenida Chaby Pinheiro, num investimento de 600 mil euros. A intenção é conferir prioridade à circulação pedonal em detrimento do automóvel, mas os problemas de estacionamento continuam no centro das principais preocupações de comerciantes e moradores.

O reforço da identidade do núcleo central de Mem Martins, que, há algumas décadas, muitos apelidavam de “Chiado de Sintra”, é o objectivo do projecto de requalificação da Avenida Chaby Pinheiro, que foi apresentado, no passado dia 20 de Janeiro, nas instalações da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins.

Entre as medidas do projecto, da autoria da arquitecta paisagista Maria João Albino. está a revitalização da vocação comercial da área a intervencionar, com cerca de 10.775 metros quadrados, que abrange ainda as ruas Domingos Saraiva, dos Lírios e Madressilva e a Estrada do Algueirão.

O projecto contempla o alargamento dos passeios e redução da área de circulação automóvel, com reperfilamento da via e o reordenamento do estacionamento, que terá capacidade para 150 viaturas. Uma diminuição de 16 lugares em relação à actual oferta de parqueamento, mas que, segundo a autarquia, é justificada pela necessidade de dotar o espaço de áreas de lazer e estadia.

A intervenção não implica a alteração de sentidos de trânsito, com excepção da Rua dos Lírios que passará a ter sentido único em toda a sua extensão, com o reordenamento dos lugares de estacionamento.

De forma a ter passeios mais largos na Avenida Chaby Pinheiro, vamos concentrar o estacionamento nas ruas Madressilva e dos Lírios, daí estreitarmos a via para criar estacionamentos legais”, salientou a arquitecta, que apontou para a dificuldade de aumentar a capacidade de estacionamento por se tratar de “um espaço urbano consolidado”.

Actualmente, este espaço é muito confuso em termos viários e de estacionamento, mas também em termos pedonais, por influência até da proximidade à estação ferroviária”, acentuou Maria João Albino. “Mas, todo este movimento e dinamismo também é muito importante porque a Avenida Chaby Pinheiro, além de ser o principal eixo viário de Mem Martins, também é o principal eixo comercial”, sublinhou a arquitecta, que enunciou a aposta em recuperar “o dinamismo e importância” da artéria em termos do concelho, em que já foi apelidado de “Chiado de Sintra”.

O objectivo é, essencialmente, proporcionar um alargamento dos passeios de forma a que as pessoas possam percorrer a avenida, nas suas compras e nos seus circuitos diários, e viver e
apropriar-se do espaço”, reforçou a autora do projecto, que identificou a actual inexistência de mobiliário urbano, que se resume a floreiras e vasos com vista a impedir o estacionamento em cima dos passeios. “Queremos ordenar o estacionamento automóvel, que os carros parem no seu devido lugar, e que o mobiliário urbano sirva para usufruto das pessoas: bancos confortáveis, floreiras agradáveis...”, frisou Maria João Albino.

O projecto abrange a manutenção das árvores existentes, para além da plantação de novos exemplares em alinhamento, para melhorar o ambiente urbano. Em simultâneo com a intervenção, que terá um prazo de execução de 12 meses, serão renovadas as redes de infra-estruturas e reforçada a iluminação pública.

O défice de estacionamento acabou por constituir o principal problema identificado por moradores e comerciantes, que também apontaram o dedo às forças policiais.

A polícia não está a autuar quem estaciona de qualquer forma”, lamentou uma comerciante, denunciando “os carros estacionados em cima dos passeios, impedindo até a passagem de peões”.  O tempo de intervenção da PSP, quando chamada devido a estacionamento em segunda fila, “ultrapassa a meia hora”. “Ali na Rua dos Lírios, aquilo é o caos, ficamos  completamente tapados”, lamentou outra comerciante.

Um morador recordou que há meio século o núcleo urbano se resumia a moradias. “Dava gosto viver, mas hoje, 50 anos depois, não gosto da terra”, confessou este residente em Mem Martins há 50 anos.

Seria útil aproveitar alguns espaços, os poucos que existem e que a Câmara poderia negociar, para parqueamentos e retirar o estacionamento da zona central”, desafiou este munícipe, referindo-se a terrenos livres na envolvente da estação ferroviária. “Já fizeram parques ao longo da linha e Mem Martins continua a ser o parente pobre”, lamentou.

Uma comerciante questionou, ainda, o ponto de situação em relação à implementação de parquímetros na zona, já que os clientes do comércio local não dispõem de lugares para estacionar. “As pessoas vão trabalhar para Lisboa e está aqui o carro parado, oito ou dez horas, e os nossos clientes não conseguem arranjar lugar”, lamentou a empresária.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, Valter Januário, a requalificação da Avenida Chaby Pinheiro “já era exigida há muito tempo” e congratulou-se com o avanço do processo “em boa hora”.

São cerca de 600 mil euros de investimento nesta zona crucial de Mem Martins”, realçou o autarca. “O princípio subjacente foi devolver as ruas às pessoas, sobretudo para que possam conviver, para que possam estar e usufruir deste espaço”, sublinhou Valter Januário, salientando que a requalificação vai contribuir para a própria dinâmica do comércio local.
Sobre as questões levantadasno decurso da sessão pública, o presidente da Câmara, Basílio Horta, anunciou a intenção de efectuar “um inventário dos terrenos que possam ser objecto de instalação de parques de estacionamento” e, em relação à actuação das forças de segurança, comprometeu-se em efectuar diligências junto da Divisão de Sintra e da ministra da Administração Interna. Quanto aos contornos do projecto, o edil reafirmou a aposta conferida “às pessoas” em detrimento dos carros, na requalificação do espaço público, “para que sejam criadas esplanadas, as pessoas possam estar e fazer as suas compras”.


João Carlos Sebastião


terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Autarquia de Sintra quer ver SUB de Algueirão-Mem Martins como "urgência"

Sintra, Lisboa, 26 jan (Lusa) - A Câmara de Sintra quer que o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Algueirão-Mem Martins seja transformado numa verdadeira "urgência" do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), defendeu hoje o presidente da autarquia.
O autarca foi recebido, recentemente, pelo novo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, a quem disse "que era importante olhar para a extensão do Amadora-Sintra" instalada na antiga Messa, onde funciona um SUB.

"Era importante, tal como tínhamos vindo a dizer ao Governo anterior, que pelo menos esta extensão fosse transformada numa urgência metropolitana, como agora se diz, no fundo fazer urgências, diagnóstico e cirurgia ambulatória", salientou Basílio Horta (PS).
Segundo o presidente da autarquia, atualmente o SUB de Algueirão-Mem Martins apenas realiza diagnósticos, quando poderia também assegurar consultas e cirurgia ambulatória, contribuindo para descongestionar a urgência do Amadora-Sintra.

"O senhor ministro disse que isso era exatamente o que ele pensava, e que ia concretizar esse objetivo", adiantou Basílio Horta, na reunião do executivo municipal.
O SUB funciona nas instalações da antiga fábrica da Messa, após um investimento do Ministério da Saúde em instalações e equipamentos de 700 mil euros, mas apenas presta assistência em casos de menor gravidade, enquanto os casos urgentes são encaminhados para o Hospital Fernando Fonseca, que abrange os concelhos de Amadora e de Sintra.
"É muito importante para nós que se concretize [essa alteração], porque é a forma de atenuar a situação no Amadora-Sintra", frisou o presidente da autarquia sintrense, considerando que a medida pode servir como alternativa a "aumentar a urgência do Amadora-Sintra, que é tecnicamente impossível".


O hospital construído no concelho da Amadora "foi previsto para 300 mil utentes, [e] só o concelho de Sintra tem 420 mil", salientou Basílio Horta.
No encontro com o ministro da Saúde, o autarca deu conta da assinatura de contratos-programa com o primeiro executivo PSD/CDS-PP para a construção de quatro centros de saúde, mas que "até agora não foram cumpridos por parte do Governo".
"Temos no nosso orçamento 2,4 milhões de euros para cumprir a nossa parte dos centros de saúde, damos as instalações e 30% do investimento", reiterou Basílio Horta, defendendo que seja lançado, pelo menos, o centro de saúde de Queluz.

Assim que o ministério assegurar a construção da unidade de Queluz, a autarquia lança o concurso para a sua construção e, "imediatamente ou pouco depois, lança a obra, que também já está feito [o projeto] do centro de saúde de Sintra, no valor de 870 mil euros, que será pago integralmente" pelo município, acrescentou o autarca.
"Não fazemos o centro de saúde de Sintra sem que o ministério dê pelo menos o centro de Queluz", vincou, notando que ainda ficam a faltar os contratos para os novos centros de Agualva e de Almargem do Bispo.

Na reunião do executivo, os eleitos do movimento independente Sintrenses com Marco Almeida alertaram, entre outras questões, para o problema do depósito ilegal de inertes na freguesia de Algueirão-Mem Martins.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Obras da ciclovia entre Ouressa e Portela de Sintra

Já iniciaram as obras...

[Saloia TV] Rapel no Floresta Center (video)

Memórias de ‘Algueirão Mem Martins’ rural…

Memórias de ‘Algueirão Mem Martins’ rural…
Conseguem identificar???


Projecto de requalificação da Av. Chaby Pinheiro e zonas envolventes

Esta semana foi apresentado na sede da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins, o projecto de requalificação da Av. Chaby Pinheiro e zonas envolventes (Rua Domingos Saraiva, Rua dos Lírios, Rua da Madressilva e Estrada do Algueirão)
O presidente da Câmara referiu que “a requalificação vai trazer às pessoas mais espaços para estar e circular e, portanto, melhor qualidade de vida”.
Com o investimento de 600 mil euros, numa área de 10 775m2, a autarquia pretende melhorar o ambiente de passeio, lazer e estadia numa zona central desta freguesia assim como solucionar dificuldades de acessibilidade e de lugares de estacionamento.

No projeto está previsto a colocação de mobiliário e equipamento urbano nas zonas de passeio e a manutenção das árvores existentes tal como a plantação de novas.  
No que respeita a infra-estruturas, em articulação com os SMAS de Sintra, está previsto a renovação das redes de abastecimento de água, drenagem de esgotos doméstico e pluvial e enterramento dos eco-pontos.  

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Inauguração de 2 novos espaços comerciais em Mem Martins

No dia 21 de Janeiro, próxima quinta feira, são inaugurados 2 novos espaços comerciais em Mem Martins:

» ‘LeroyMerlin Construção  
ao lado da ‘Decathlon’ e em frente do ‘Hotel Ibis’ e ‘Nourato Av. Raul Solnado
 

» ‘Topsndolls MemMartins’ 
em frente à ‘Pastelaria Pera Doce’ e ao lado da ‘Sofico’ e ‘Clarel Av. Chaby Pinheiro

Noticia ‘OJE’
A Leroy Merlin inaugura esta quinta-feira uma nova área comercial em Sintra que visa a venda de materiais de construção vocacionada para clientes profissionais..
A marca expande assim a sua presença na região da Grande Lisboa, a apenas um minuto de distância da atual loja Leroy Merlin no local.
O novo espaço está vocacionado para o cliente profissional e irá disponibilizar 5.0000 m2 de área ocupada com materiais de construção.
A empresa explica, em comunicado de imprensa, que “os clientes vão poder beneficiar de uma maior oferta de produtos, um atendimento especializado e de mais stockdisponível em loja”.

Na cerimónia de inauguração estarão presentes Carlos Malo, diretor-geral da Leroy Merlin, e Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra.

CMS apresenta projeto para Mem Martins (av Chaby Pinheiro e rua Domingos Saraiva)

Amanhã, dia 20 de janeiro, quarta-feira, o presidente da câmara municipal de Sintra, Dr. Basílio Horta, apresenta na sede da junta de freguesia de Algueirão - Mem Martins, pelas 12h00, o projeto para a requalificação da Avenida Chaby Pinheiro e da rua Domingos Saraiva. 

Esta obra tem como principais objetivos alargar os passeios, reduzir a área de circulação automóvel, remodelar a rede de abastecimento de águas, rede de drenagem de esgoto doméstico e pluvial e contentores de resíduos urbanos, e melhorar o estacionamento e zonas de estar.

Num investimento estimado de 600 mil euros, a CMS prevê melhorar a qualidade de vida, segurança e conforto de todos os munícipes.  

Toda a população está convidada a assistir à apresentação deste projeto.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Um pouco de História de saúde em Algueirão Mem Martins

Av. Marginal nº10
A primeira unidade de saúde estatal da freguesia foi inaugurada nos finais da década de 50; com uma delegação dos Serviços Médico Sociais no Largo da Estação, em Mem Martins, com um Médico. Mais tarde transitou para a Rua de Sto António com 2 médicos e uma empregada.

Em 1964 deu-se a transferência para a Av. Marginal nº10 2ºandar, onde 3 médicos, 1 enfermeira, 1 auxiliar administrativo e um servente exerciam as suas funções. 

(...)
Decorridos uns 2 anos passou a "posto" funcionava na Av. Chaby Pinheiro e aí tinha como especialidades: clínica geral, pediatria, ginecologia, cirurgia, estomatologia e serviços domiciliarios.

Em 1980 estes serviços foram transferidos para a Estrada de Mem Martins nº247, onde ocupam um edifício de seis andares.

Av.Chaby Pinheiro
Foi a 7 de Abril de 1980 que abriu o SAP (Serviço de Atendimento Permanente), unidade que cobriu sanitariamente nas urgências a população de Algueirão - Mem Martins, Rio de Mouro, Montelavar e Queluz. As urgências cobriam 250.000 utentes. A população abrangida por Algueirão - Mem Martins era de 4500 utentes.

Em 1982 foi criado o Centro de Saude, sendo seu diretor o Dr.Carlos Molarinho.

(...)
Em 1991, os Serviços de Atendimento de Urgências foram remodelados... (...) Os Serviços de atendimento de urgências da freguesia passaram a ser designados pelo nome de CATUS, instalados na Av.Chaby Pinheiro, em Mem Martins. 

Excerto de texto retirado do livro 'Descobrir Algueirão Mem Martins' de Dulce Pinto


domingo, 17 de janeiro de 2016

Novo 'Centro de Inspecções Auto' em Mem Martins

O novo 'Centro de Inspecções auto' em Mem Martins aparenta estar praticamente pronto...
Entrada em funcionamento está para muito breve...
na Rua António Feijó


[Construir] Leroy Merlin abre loja de venda de material de construção em Sintra

A Leroy Merlin anunciou a expansão da sua presença na área da Grande Lisboa, com a inauguração de um novo espaço comercial dedicado à venda de materiais de construção, em Sintra.
Esta loja, “a um minuto da loja Leroy Merlin actual”, conta com “mais de 5 mil metros quadrados de área dedicados à venda de materiais de construção, concebidos a pensar, sobretudo, nas necessidades e especificidades do cliente profissional”.
Em comunicado de imprensa, a marca explica que os clientes vão poder beneficiar “de uma maior oferta de produtos, um atendimento especializado e de mais stock disponível em loja”.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Teatro: 'A birra do morto'

Nos próximo dias 15 e 16 de janeiro, sexta-feira e sábado, o Grupo de Teatro da Associação Cultural da Terceira Idade de Sintra (ACTIS), leva a palco a peça “A birra do morto”.

O espectáculo vai decorrer na Casa da Juventude, na Tapada das Mercês, pelas 15h 
e a entrada é gratuita.


Mem Martins recebe campeonato de Mini-Trampolim

No próximo dia 16 de janeiro, sábado, realiza-se o Campeonato Distrital de Duplo Mini-trampolim e Tumbling no pavilhão desportivo da Escola Ferreira de Castro em Mem Martins.

Nesta competição vão estar presentes 14 clubes e cerca de 350 ginastas, dos quais 58 representarão a APSC Gimnoanima Associação Desportiva de Sintra.

Entre os clubes participantes vai estar o GMNA – Gimnoanima, o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal.

O evento tem início programado para as 08h00 e termina por volta das 19h30.



terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Placa em posição perigosa

Na 'Rua da Eiras', no local onde se inicia a 'Rua do Coudel', foi colocada ao placa publicitária do novo Hipermercado.

Tudo seria normal, se a placa não se encontra-se numa posição perigoso... Uma das arestas encontra-se a aproximadamente 1m50/1m60... e os invisuais???

Será isto será resolvido antes de alguém partir a cabeça??

A situação deverá ser revista muito brevemente.
(eu próprio já comuniquei à JFAMM)