Tempo em Algueirão Mem Martins

quarta-feira, 18 de março de 2009

Algueirão - Mem Martins, tem condições para ser cidade?

















Quais as condições para uma localidade ser elevada à categoria de cidade?

Necessita de ter (Art. 13 da Lei nº 11/82 de 2 de Junho): o Mais de 8000 eleitores, em aglomerado populacional contínuo o Pelo menos metade dos seguintes equipamentos colectivos:


+ Instalações hospitalares com serviço de permanência (Sim)
+ Farmácias (Sim)
+ Corporação de bombeiros (Sim)
+ Casa de espectáculos e centro cultural (Não)
+ Museu e biblioteca (Não)
+ Instalações de hotelaria (Não)
+ Estabelecimento de ensino preparatório e secundário (Sim)
+ Estabelecimento de ensino pré-primário e infantários (Sim)
+ Transportes públicos, urbanos e suburbanos (Sim)
+ Parques ou jardins públicos (poucos e demasiado pequenos)

Importantes razões de natureza histórica, cultural e arquitectónica poderão justificar uma ponderação diferente dos requisitos enumerados nos artigos 12º e 13º (Art. 14 da Lei nº 11/82 de 2 de Junho)

2 comentários:

  1. Aquilo que realmente é preocupante é uma população tão grande não ter um museu, uma biblioteca decente, qualquer espécie de centro cultural, e nem sequer um único parque urbano além de "canteiros", que também fazem falta mas claramente não chegam. Existem localidades com menos de 20mil e até menos de 10 mil habitantes que são consideradas cidades. Nós somos 100 mil, e no século XXI não temos sequer aquele nível de equipamentos que hoje em dia podem ser considerados básicos para um aglomerado com um número significativo de habitantes. Em contrapartida, temos supermercados e estabelecimentos comerciais de dimensão significativa a crescer por todo o lado e encaixados de qualquer maneira, a ocupar espaços que poderiam muito bem ser aproveitados para outros fins mais essenciais...

    ResponderEliminar
  2. Pois nós somos considerados a freguesia com mais população a nível da europa e eu acho que é muito preocupante não haver zonas para a pratica do desporto , principalmente um skatepark(que não existe na nossa freguesia) , porque exitem muito praticantes de skate na nossa freguesia e n esxite nenhum sitio para praticamos skate!

    ResponderEliminar