Tempo em Algueirão Mem Martins

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Limite da Freguesia

Bem, já que estou a receber alguns comentários a contestar a informação que dei, que a Quinta do Recanto pertence á freguesia de Rio de Mouro. Deste modo, junto uma imagem do Sistema de Informação Geográfica, do Instituto Nacional de Estatística, retirada de um site onde se pode observar toda a divisão administrativa de Portugal. (http://sig.ine.pt/)

Em Mem Martins, toda a divisão aqui representada bate certo com a sinalética que foi colocada recentemente, dando a informação do inicio da freguesia, como podemos comprovar com esta imagem, a empresa BCA está situada em Mem Martins, mas o Complexos Desportivo da Quinta do Recanto está na freguesia de Rio de Mouro.
Pode, isso sim, se levantar uma questão de logica e de integração. Claro que para mim, ali é Mem Martins e não Rio de Mouro, tal como a zona da Lusiteca, e a zona dos Casais de Mem Martins, junto à Escola Secundaria de Rio de mouro, que também pertence a Rio de Mouro.


4 comentários:

  1. E será que os limites do INE já estão actualizados?
    Sei que em 2006 os limites foram rectificados, tendo a câmara de Sintra (urbanismo) os seus limites reais actualizados.

    ResponderEliminar
  2. Tenho duas bases para me basear nesta opinião que é a informação do INE, e de uma base de dados de SIG que tenho ao meu dispor.

    Não se efectivamente, se foi modificada posteriormente, e deste modo penso a minha base estar actualizada

    ResponderEliminar
  3. Estive a confrontar o mapa do INE e o da Divisão dos Sistemas de Informação Geográfica da Câmara Municipal de Sintra e existem alguns pontos de discórdia, que são os seguintes:
    - Linha desde a Quinta do recanto (envolvente ao campo do MMSC e à EDUCA), Rua Ramalho Ortigão, Rua Alexandre Herculano e Rua das Vagens até à Travessa das Vagens;
    - Zona industrial de São Carlos, junto à ASDA Alimentar;
    - Urbanização a Norte da ASDA e AVON (entre a Av. François Mitterrand e a R. República da Coreia);
    - Zona Oeste de Sacotes;e
    - Telhal (zona entre a Estrada do Telhal e a linha da REFER).
    Pelo menos em tudo o resto são coincidentes...

    ResponderEliminar
  4. Os limites administrativos que são válidos são os da CAOP 2008 (Carta administrativa oficial de Portugal de 2008), disponíveis em http://mapas.igeo.pt/igp/igp.phtml, ou em www.igeo.pt. Não verifiquei se entre as últimas versões houve alterações em Sintra, mas tudo indica que, pelo menos entre 2006 e 2008, existiu alguns acertos. O site oficial é http://www.igeo.pt/produtos/cadastro/caop/inicial.htm . No que me é possível ver pela foto, uma vez que não consigo aceder ao sig do INE, este apresenta uma CAOP antiga .

    ResponderEliminar