Tempo em Algueirão Mem Martins

domingo, 23 de dezembro de 2012

O antigo Natal de Mem Martins

Noutros tempos os habitantes de Mem Martins festejavam o Natal muito à sua moda. Sem peru, sem bacalhau, sem fritos, sem bolo-rei e até sem missa do galo (a igreja era longe - S.Pedro de Sintra).

Também não se fazia a consoada. Toda a festa tinha lugar no próprio dia de Natal. Nesse dia sim, as famílias, quer ao almoço, quer ao jantar, reuniam-se para festejar o nascimento do menino.

O prato forte era galinha, das mais gordas. Ao almoço, cozida com toucinho e chouriço acompanhada de arroz enxuto; à noite comia-se os restos aquecidos no caldo da canja, ou, se a dona era evoluída, corados no forno e comidos com arroz seco e batatas fritas... e bolo de Natal.

Este bolo era, em Mem Martins, a sobremesa tradicional da quadra. Havia-os em todos os lares, até nos mais pobres, pois estes nunca eram esquecidos pelos vizinhos mais abastados que lhos ofertavam para assim poderem, tal como os demais, festejarem o Natal.

O fabrico deste bolo caracterizava-se por uma curiosa e ferrenha competição. As mulheres esmeravam-se a confeccioná-lo e as respectivas provas faziam-nas os maridos nas tabernas.

O bolo de natal tinha, além de muito apaladado, a virtude de "durar" até para lá dos Reis - diziam os entendidos que, quando bem fabricado, quanto mais duro mais saboroso. Hoje caiu no esquecimento e foi ultrapassado pelo bolo-rei.

Texto retirado e adaptado do livro " Mem Martins - Retratos", de Zé de Fanares

3 comentários:

  1. aqui fica a sugestão: sugiram às pastelarias/padarias da nossa terra para confeccionarem o bolo de natal para assim poderem recuperar esses tempos tão longíquos, termos um doce conhecido, exclusivo de mem martins!!!! assim recuperamos alguma da nossa esquecida tradição!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Acho bem que se vá buscar as tradições de Mem-Martins,como as festas de Setembro (dia 8),com as cavalgadas,a subida ao pau os restaurantes,etc.,etc.,etc.
      anónima

      Eliminar
  2. Lembro-me que a minha avó, Silvéria de Jesus, uma das primeiras fabricante de queijadas fazia um bolo rei que nunca mais na vida voltei a comer e tenho saudades, a farinha era torrada antes da confecção. Se alguém soubesse a receita....

    ResponderEliminar