Tempo em Algueirão Mem Martins

domingo, 23 de janeiro de 2011

[RTP] Confusão nas Presidenciais

Na maior freguesia do país, Algueirão Mem Martins, o presidente da junta local disse que centenas de pessoas não puderam votar devido à alteração do número eleitor que consta do cartão do cidadão.

Manuel do Cabo afirmou que desde manhã centenas de pessoas se têm deslocado à junta para obterem o número de eleitor e saber qual a sua mesa de voto, alegando que ao tirar o cartão do cidadão este número foi alterado.


O autarca adiantou que este procedimento se tornou moroso, devido às dificuldades do serviço da junta para aceder aos portais oficiais de informações.


"As pessoas já assinaram dois livros de reclamações (cerca de 50 queixas). Lamento esta situação, mas isto podia ser evitado se houvesse consciência para não deixar tudo para a última da hora", criticou.


Mem Martins é a maior freguesia do país, com cerca de 130 mil moradores e 50 mil eleitores.


Várias pessoas disseram à Agência Lusa que foram impedidas de votar porque o número de eleitor foi alterado depois de terem aderido ao cartão de cidadão.


José Faria adiantou, pelas 16:30, que desde hoje de manhã estava a tentar votar


"Nas mesas de voto disseram-me que o meu número de eleitor mudou quando tirei o cartão de cidadão", disse.


Carlos Figueira mostrou à Agência Lusa o novo número de eleitor atribuído na Junta de Freguesia.


"Há mais de 20 anos que tinha o mesmo número de eleitor. Agora quando tirei o cartão de cidadão atribuíram-me outro, sem me dizerem nada", notou.

3 comentários:

  1. o que o Sr. Presidente da Junta refere é no minimo ridiculo.
    Se existe um site onde se pode ver o numero de eleitor, e supostamente o local de voto; se existe um serviço via SMS onde enviando determinados dados recebemos o número de eleitor e local de voto, não vejo o porquê de deixar para a última da hora.
    Aliás, vejo é que estes serviços se mostram incompetentes.
    Por SMS não obtive qualquer resposta e já não é a primeira vez...
    No site http://www.recenseamento.mai.gov.pt/Default.aspx foi impossível obter qualquer informação.
    Isto sim é incompetência...

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite. Venho por este meio informar de que na Freguesia de Algueirão- Mem Martins, Concelho de Sintra foi alterado o local de votação da Escola Básica 1( junto a Igreja) para a Escola primaria da cavaleira. O novo local fica a cerca de 2,5 km da zona central de Algueirão. Hoje ao chegar a escola junto a Igreja verifiquei que o local tinha sido alterado, alguns eleitores nem sabiam onde se situa a escola primaria da Cavaleira( fica fora de mão e quem não tiver carro dificilmente lá chega, os transportes públicos são escassos e desconhecidos, uma vez que os eleitores que moram na zona central da freguesia não os utilizam, deslocam-se nesta zona a pé).

    A Junta de freguesia de Algueirão- Mem Martins ao proceder a esta alteração contribuiu para que muitos milhares de potenciais eleitores não fossem votar, contribuindo assim para a elevada abstenção.

    Agradeço por favor que sejam apuradas responsabilidades

    ResponderEliminar
  3. Deus me livre, já vi que esta Junta de Freguesia está entregue a um bando de incompetentes, pelo que tenho lido neste Blog.

    Infelizmente também pertenço a esta Freguesia,graças a Deus nunca precisei de nada desta junta.
    Como tenho duas habitações, uma em Algueirão outra em Oeiras, mantenho toda a documentação em Oeiras que felizmente até ao momento tem funcionado muito bem.

    Corram com esses imcompetentes, usem o voto, é a melhor arma contra a hipocrisia e incompetencia dos políticos.

    Que tal votarem em independentes? Se os houver aí na Freguesia.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar