Tempo em Algueirão Mem Martins

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Gente de Algueirão Mem Martins - "Saloios Urbanos" [video]

Mem Martins
Designa-se como saloio o habitante natural das zonas rurais do início do século XX em volta de Lisboa, a região saloia. A região saloia compreende vários concelhos, sendo os seus limites discutíveis, existindo diversas opiniões. No entanto, Algueirão Mem Martins é um local que se enquadra sempre nesta região saloia.

A maneira de trajar também era muito própria, incluindo o colete e o barrete que até há poucos anos ainda era usado por pessoas mais velhas.
Vestígios saloios em
Algueirão Mem Martins?

São muitos, começando por algumas construções que ainda existem, e um urbanismo típico da região saloia, que podemos comprovar no Algueirão Velho, Coutinho Afonso, na zona perto do Cruzeiro e Casais de Mem Martins


Existem algumas tradições saloias na freguesia, que o tempo, o betão e a ignorância tem apagado. Nos dias de hoje, todos querem ser cosmopolitanos, mas mesmo assim, os naturais de Algueirão Mem Martins ainda podem gritar com orgulho "Somos Saloios", hoje talvez "saloios urbanos" mas mesmo assim, isso deve ser um motivo de orgulho, pois simboliza gente simples, gente humilde, gente que trabalha... pelos menos assim foram as raízes desta terra...

Aqui deixo uma musica de Mário Gil, que caracteriza os saloios...
(excertos de vídeos extraídos da Saloia TV - www.saloia.tv)

3 comentários:

  1. Saloio com muito orgulho!

    ResponderEliminar
  2. Melhor definição geográfica da região Saloia... Povoações com padarias que fazem a melhor iguaria do mundo, o Pão Saloio.

    E o grande expoente artístico e cultural da tradição Saloia. A aldeia miniatura do saudoso Mestre Franco.

    ResponderEliminar
  3. E se fossemos à Festa de Mem Martins de Colete e Barrete? Que tal o Blog ter uma barraquinha durante a festa de MM, e vender coletes e barretes?!?!?!

    E porque não? (porque o aluguer da barraca deve ser muito caro...)

    Abraço

    ResponderEliminar