União Metalo Mecânica provavelmente este nome nem nos diz grande coisa.
Contudo as iniciais juntas dão UMM - o tal jipe de fabrico Português extinto desde 2005!
E como está ligada a marca UMM à Freguesia de Algueirão Mem Martins?
Entre 1977 e 1980, todos os jipes UMM foram montados em Mem Martins, na zona Industrial de S. Carlos. A partir de 1980, as carroçarias continuaram a nascer em Mem Martins, seguindo depois para as instalções da Movauto em Setúbal para acabar a montagem...
1981
UMM - A partir de 1981 passaram a ser montados também na Movauto, por excesso de encomendas, da parte do exército e de particulares.
Na Movauto a UMM tinha dois armazéns para peças, e todas as carroçarias nasciam em Mem Martins, embora estas instalações fossem maiores que a Movauto, mas a UMM sempre foi uma empresa de metalúrgica e tinha uma sociedade com outra empresa do ramo, para a rentabilização do espaço.
Do Carregado vinham os “capots” e os tejadilhos.
UMM - A partir de 1981 passaram a ser montados também na Movauto, por excesso de encomendas, da parte do exército e de particulares.
Na Movauto a UMM tinha dois armazéns para peças, e todas as carroçarias nasciam em Mem Martins, embora estas instalações fossem maiores que a Movauto, mas a UMM sempre foi uma empresa de metalúrgica e tinha uma sociedade com outra empresa do ramo, para a rentabilização do espaço.
Do Carregado vinham os “capots” e os tejadilhos.
Informação retirada do Blog http://rdv-umm.blogspot.com/, onde pode ver um pouco de histórias destes clássicos do todo-o-terreno.
E que tal a ideia de um um "time trial" no morro de Ouressa, com o objectivo de vincar a ligar que existe entre estas maquinas e a freguesia?
Portugal preferiu derreter o dinheiro comunitário nos estádios do Euro2004 na Expo98 e nas rotundas do poder local, do que apoiar o que realmente interessa, a indústria. E neste caso nem era preciso gastar muito dinheiro, porque em meados dos anos 90 o Grupo VW tentou comprar a UMM, mas o estado Português estava todo virado para a imagem e o folclore eleitoral das grandes obras públicas em vez de ter os pés na terra.
ResponderEliminarVejamos: Dacia, empresa Romena "lowcost" do grupo Renault é hoje recordista de vendas em todo o mundo. Imaginem se a VW tivesse a UMM como a sua marca "lowcost", os milhares de postos de trabalho que tinham criado em Portugal e provavelmente uma grande parte na nossa freguesia?
Pois é, viva a República...
Falta dizer que foram sem duvida considerados os melhores todo terreno desse tempo,e nao foi por acaso que o Exercito,Gnr Guarda Fiscal e Bombeiros etc se interessaram por estes veiculos mas como sempre tudo o que e bom morre neste Pais a merce de quem tem muitos interesses monetarios e ganancias de poder.Este e o meu Portugal.
EliminarVitor Santos
Resta ainda acrescentar que o projecto que a UMM tinha para um veiculo mais pequeno que a linha Alter, foi vendi à Land Rover e deu origem à primeira geração do Freelander
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