Tempo em Algueirão Mem Martins

domingo, 2 de setembro de 2012

1º Domingo de Setembro

Hoje é o 1º domingo de Setembro, uma data sempre simbólica no calendário religioso de Mem Martins.

Reza a tradição, que é o domingo da procissão de Nossa Senhora da Natividade, a santa padroeira de Mem Martins.
Procissão de Nossa Senhora da Natividade em 1933
Este ano, como a freguesia comemora o seu 50ºaniversário altera-se a tradição... 
(Definição de tradição: é a transmissão de práticas ou de valores espirituais de geração em geração, o conjunto das crenças de um povo, algo que é seguido conservadoramente e com respeito através das gerações)


... e já agora, para quando a Igreja??? Quantas vez a paróquia de Mem Martins já colocou uma "primeira pedra" para dar inicio à obras... (em sítios diferentes)...

Com a crise, devem ter roubado a pedra...!!! e por isso ninguém começa as obras...

5 comentários:

  1. E com grande tristeza que vou vendo as tradições da nossa Terra irem desaparecendo, por culpa da inercia dos nativos em lutar por elas, e por uma dúzia de "para quedistas" que têm o poder e não tem a mínima humildade nem a preocupação de tentar entender as tradições da terra que lhes deu guarita e que fez deles o que são hoje.
    Se um dia os "para quedistas" tiverem tempo e humildade, eu e com certeza mais alguns nativos de Mem Martins podemos ensina-los as tradições da Terra.

    ResponderEliminar
  2. Olá Hugo,
    De facto o dia de Nossa Senhora de Natividade é a 8 de Setembro. Mas é verdade que não é essa a tradição....e a prova é que o próprio site da junta de freguesia, citando o Prof. Joaquim Fontes informa os visitantes:

    "Na manhã do primeiro domingo de Setembro, a música percorre as ruas de Mem Martins, apresenta cumprimentos ao juiz e faz a recolha dos 'cargos' que são conduzidos em procissão à capela no Rossio da Fonte..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo... mas a Junta de freguesia não sabe ler a tradição... para mim, no proximo fim de semana vai decorrer a "Festa da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins", e não a "Festa de Nossa Senhora da Natividade"

      Eliminar
  3. Acreditam que hoje fui de propósito a Mem Martins para assistir à procissão, como todos os anos, e fiquei surpreendida... só no proximo fim de semana??? Pk? infelizmente já não vou regressar...

    ResponderEliminar
  4. É assim mudam-se as tradições de acordo com as vontades dos homens. Durante muitos anos participei ativamente na Festa de Nossa Senhora da Natividade, até que alguns homens acharam que as coisas deviam mudar e assim foi...mudaram (para pior!)...realmente tudo vai morrendo!! Que pena que eu tenho...

    ResponderEliminar