Tempo em Algueirão Mem Martins

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Concentração de Ozono em excesso

A estação de medição da qualidade do ar de Mem Martins registou ontem (05 Setembro 2012) ao final da tarde uma concentração de ozono superior ao limiar de informação ao público, informa a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT). Entre as 17h e as 18h59, a estação instalada na Rua António Silva mediu uma concentração entre os 193,4 e os 194,5 µg/m3 (microgramas por metro cúbico), quando o limiar de informação ao público situa-se nos 180 µg/m3. 




[Fonte]


Segundo a mesma entidade, para o valor observado, o ozono pode provocar alguns efeitos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis, nomeadamente crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas. A exposição a este poluente afecta essencialmente as mucosas oculares e respiratórias podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos.


Nesse sentido, as autoridades recomendam que se reduza ao mínimo a atividade física intensa no exterior (ao ar livre); que se evite outros factores de risco, tais como fumar ou utilizar produtos irritantes (ex: gasolina, tintas, vernizes); que se respeite rigorosamente tratamentos médicos em curso; e que se recorra a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas.


Depois do limiar de informação, há o limiar de alerta, que ocorre sempre que as concentrações de ozono ultrapassem as 240 µg/m3. Nestas situações deve ser alertada toda a população e os indivíduos mais sensíveis devem evitar sair de casa, dado que a exposição de curta duração a níveis de ozono superiores ao limiar de alerta pode provocar danos na função pulmonar. 

A estação de Mem Martins funciona desde 2002 e monitoriza um conjunto de oito poluentes. 

Mais informações sobre as medições em http://www.qualar.org e sobre as medidas a tomar em http://www.dgs.pt. [Fonte: CCDR-LVT] [noticia no Jornal da Região e no SOL
[Noticia Tudo Sobre Sintra]

2 comentários:

  1. Não deixa de ser curioso o facto da estação de medição da qualidade do ar de Mem Martins se situar no recreio de uma escola primária. Não tem mal nenhum, antes pelo contrário.

    ResponderEliminar
  2. ??? em Mem Martins? é ventoso, não sei qual será o factor que gera esta situação...

    ResponderEliminar