Tempo em Algueirão Mem Martins

terça-feira, 16 de julho de 2013

Cruzamento Rua dos Lírios e com a Rua Prof. doutor Joaquim Fontes

O cruzamento da rua dos lírios com a Rua Prof. doutor Joaquim Fontes, no bairros de Santa Teresinha, é um cruzamento complicado, pela visibilidade, pelo espaço e pela localização das passadeiras.

Nos períodos escolares, estas passadeiras são bastante utilizadas por crianças da Escola Ferreira de Castro.

Quando um carro chega ao final da rua dos lírios, tem pouca visibilidade para o lado esquerdo, sendo por vezes obrigado a chegar-se à frente.

No meu ponto de vista, as soluções para tornar este cruzamento mais seguro passa pela inversão do sentido de trânsito da rua dos lírios, reduzindo assim os atravessamentos neste cruzamento. Outra solução seria a relocalização das passadeiras, ficando os automobilistas mais concentrado no trânsito e menos nos peões.  


1 comentário:

  1. Esse cruzamento tem alguns problemas, mas também não é das piores situações. Existem tantos outros nas ruas do Algueirão onde estacionam veículos que cortam a visibilidade, como o cruzamento da Rua do Moinho (onde às vezes os condutores abusam na velocidade por se tratar de uma recta com prioridade) com a Rua de São José, onde estacionam carros a cortar significativamente a visibilidade que obriga os veículos a chegarem-se demasiado à frente até ganharem visibilidade.

    Outra situação que acho insegura e que acontece num entroncamento sem sinais ocorre entre a rua Guilhermina Suggia e a rua Viana da Mota (onde se situam os CTT). Numa situação convencional, dadas as características das duas ruas, quem circula na rua Viana da Mota deveria ter prioridade, mas a ausência de um sinal de stop ou triângulo invertido do lado da rua Guilhermina Suggia dá prioridade aos condutores desta última quando se apresentam pela direita. Por vezes também estacionam veículos volumosos em cima do passeio e cortam a presenta do cruzamento e de sinais, o que dificulta as prioridades. Brevemente tenciono comunicar estas duas situações à JF e à CM.

    ResponderEliminar