Tempo em Algueirão Mem Martins

sexta-feira, 29 de março de 2019

[Expresso] Nesta selva plantam-se vegetais. É uma estranha horta urbana que cresce em prateleiras

Chama-se Jungle Box e é um espaço, situado à entrada de um hipermercado, onde são produzidas 14 variedades de saladas e ervas aromáticas


O futuro está nascer na Praceta Francisco Lyon de Castro, na zona de Algueirão-Mem Martins, junto ao IC-19, onde passam milhares de carros todos os dias. É ali que está um parque de estacionamento tão cinzento como qualquer outro. Há algumas semanas, contudo, surgiu uma pequena mancha verde, na forma de uma estranha horta urbana, que cresce para cima, em prateleiras.

Chama-se Jungle Box e é um espaço, situado à entrada de um hipermercado, onde são produzidas 14 variedades de saladas, ervas aromáticas e microvegetais. Lá são cultivadas, colhidas e, depois, colocadas à venda, a poucos metros, dentro da loja. Esta quinta-feira foi a abertura oficial da horta — que fornece parte dos produtos à venda no interior do Jumbo. Gilles Dreyfus, francês, um dos fundadores da Jungle Concept, refere que “as pessoas aderem ao conceito da Jungle Box pelo sabor dos produtos”.
A Jungle Concept é a empresa-mãe da Jungle Greens, a primeira empresa europeia a oferecer uma solução para o cultivo local de plantas com zero pesticidas. Gilles Dreyfus trabalhava em finanças quando decidiu desistir do emprego e viajar pelo mundo. O que descobriu, em conjunto com os sócios, fez nascer a empresa.

A atividade em Portugal começou em 2016 e os empresários, atraídos pelo ambiente favorável às star-ups e pelo conhecimento nas áreas de agricultura, ambiente e engenharia, admitem que foram “recebidos de braços abertos”. Gilles Dreyfus revela ainda que existe também um centro de pesquisa e desenvolvimento em Marvila, numa antiga instalação industrial. Todo o processo de produção dos vegetais, dentro da estufa, é minuciosamente controlado: desde a temperatura à humidade.
Em nenhuma fase do cultivo e crescimento são usados químicos ou pesticidas. Com o modelo de agricultura vertical, não há ocupação de forma intensiva durante todo o ano. A pegada ambiental do transporte é nula, uma vez que os produtos apenas são transportados da estufa para o corredor dos frescos. E todo o processo é feito à vista do consumidor. Neste momento, são 12 as pessoas envolvidas no projeto da Jungle Greens, em Portugal.
“É um negócio caro e pouco rentável”, explica Gilles Dreyfus, mas em que vale a pena apostar. De resto, a Jungle Green já tem pedidos para instalar novas hortas e, no futuro, quer alargar o conceito a França e a outros países. Gilles é claro: “o objetivo da Jungle Box não é fazer uma revolução, não é espalharmos mil ou duas mil boxes por aí”. Querem apenas pôr em prática as ideias que têm.

Fonte: https://vidaextra.expresso.pt/vida/2019-03-28-Nesta-selva-plantam-se-vegetais.-E-uma-estranha-horta-urbana-que-cresce-em-prateleiras

Sem comentários:

Enviar um comentário