Tempo em Algueirão Mem Martins

sábado, 23 de março de 2019

GROGNation X Sam The Kid // Pescoço (video)

Em 2019, os GROGNation vão voltar aos discos: depois da edição do álbum Nada É Por Acaso, em 2017, o quinteto de Mem Martins regressa com um novo EP, que chegará aos escaparates na segunda metade do ano. Com a promessa de apresentarem uma nova canção por mês, o périplo começa com “Pescoço” que, à semelhança do resto do disco, conta com a produção de Sam The Kid. 

A primeira vez que ouviram o instrumental do homem da TV Chelas, todos os elementos dos GROGNation tiveram “a mesma reação, abanar a cabeça de forma frenética. E é essa a reacção que os GROGNation querem provocar, com este primeiro avanço. Quem ouve a banda, abana a cabeça e sente a música e é para isso que eles cá estão, despertar sentimentos”, pode ler-se em comunicado de imprensa.


[Refrão]
O pescoço diz yes
É assim que acontece
A gente Rola dodo tipo
Somos os Da Blazz
O pescoço diz yes
É assim que acontece
No rap contest
Não há quem nos conteste
O pescoço diz yes
É assim que acontece
O bounce vem de Chelas
Mas o flavour vem de LS
O pescoço diz yes (we)
Diz yes (we the fucking best)


[Verso 1: Harold]

Ele diz yes porque a noite é nossa
Até de madruga
Concorda, a cabeça abana, liguem a batuta
E a nuca ficou mais leve
We the fucking best
Qualquer língua serve
Saudei a equipa com stamina
No gás não há vacina
O que um gajo faz no beat
Cabeça acenas e rebobinas
Aqui não há contrassenso
Se tu vens contra, eu venço
Sangue e lágrimas em qualquer período sem ter penso
E eu 'tou focado em ver-te pedrado
Com esta pedrada que vai de LS a Chelas, ya
Se não fores quadrado
Bem vindo ao formato
Que muda o teu estado
Mas sem deixar sequelas

[Verso 2: Nastyfactor]

Se a gente agir, a gente parte o pescoço
Não ’tou no gozo
Até sugiro ligares para o 112
Podes fugir, mas não dás gozo
O nosso som é perigoso
E se o torcicolo surgir, foi porque a gente esticou-se
Rápido e grosso
Só vim para te rebentar a coluna, mano
Sem piedade nenhuma, como se eu fosse o Akuma, mano

Sou capaz de pôr as bloggers a dançar à guna mano
E a explodir da head tipo a label do que fuma mano (bang)
O people sente e abana o capacete para cacete
Faz caretas, serra o dente mesmo à nossa frente
Pega no flavour do Sam, junta com a ginga do demo
É assim que acontece quando és o creme

[Refrão]
O pescoço diz yes
É assim que acontece
A gente Rola dodo tipo
Somos os Da Blazz
O pescoço diz yes
É assim que acontece
No rap contest
Não há quem nos conteste
O pescoço diz yes
É assim que acontece
O bounce vem de Chelas
Mas o flavour vem de LS
O pescoço diz yes (we)
Diz yes (we)


[Verso 3: Neck]

Sempre fly
Com os meus Grog tight
Daqui ninguém sai nem entra com bad vibes
Só com king sizes
O hype 'tá bem high
Esta trip vai deixar-te com red eyes
Trouxe os supplies
Sam instrumentais, isto é grog damn
Nationship no seu grind
Já há long time
Me'mo Sintra Line
Manda vir que a fam tem no ADN a line
A reviver o game, track a track
Frame a frame
Vais quebrar o neck com o "Yes" no meu plane
Rimas com finesse até ao cair do pano
Ainda não ’tá nada ganho
Mais maduro a cada ano

[Verso 4: Papillon]

Minha comitiva rula, motivo te estimula
Eyo caçula, a gente anula a expectativa nula
Pitágoras não calcula as linhas que o genial formula
Não mexo com o nervo do X
I'm always back, espinal medula
E não tem como negar, não faço o meu som para agradar
O boy tem o dom da palavra
Ponho os Black Company a saber nadar
E assim vai, o senpai
Rima sai, assim tight
Break your neck, Busta Rhymes


[Refrão]
O pescoço diz yes
É assim que acontece
A gente Rola dodo tipo
Somos os Da Blazz
O pescoço diz yes
É assim que acontece
No rap contest
Não há quem nos conteste
O pescoço diz yes
É assim que acontece
O bounce vem de Chelas
Mas o flavour vem de LS
O pescoço diz yes (we)
Diz yes (we the fucking best)


[Verso 5: Prizko]

Estalo o pescoço
Não é por estar nervoso
É curioso
A causa do meu distúrbio
Embalo contagioso
A um ritmo furioso
Grognation é a team
Não mostrem repúdio
Se me calo, dá gozo
A ouvir o que ouço tudo um alvoroço
E sem pausa no subúrbio
Encurralo sem esforço
Podes querer que sou teimoso
No guarda-fato do quarto
Ou num compact estúdio
Seja qualquer for o polo
Batismo ou protocolo, pode não ter mediatismo
E vir do subsolo
Se eu curto e colo
Autismo que não controlo
De trás para a frente até ficar com traumatismo ou torcicolo

[Outro: Papillon]

We
Diz yes
We the fucking best

sexta-feira, 22 de março de 2019

Tapada das Mercês - Diversidade étnica, social e cultural


A Tapada das Mercês caracteriza-se por uma significativa diversidade étnica, social e cultural, tendo em conta a evolução recente deste território: na primeira metade da década de noventa, verifica-se um primeiro momento de fixação de população imigrante, tendência que se intensificou e diversificou mais recentemente. Em 2009, entre a população residente na Tapada das Mercês 37,3% tinha nascido no estrangeiro, 26,7% dos indivíduos tinha nacionalidade estrangeira, contando-se 23 nacionalidades diferentes, em 42% das famílias existia pelo menos um elemento no seu agregado de nacionalidade estrangeira. Esta população caracteriza-se ainda por uma média de idades baixa, por baixas qualificações escolares e fraco domínio da língua portuguesa.

A Tapada das Mercês é uma localidade do concelho de Sintra que integra a área urbana da freguesia de Algueirão-Mem Martins. O crescimento da Tapada insere-se no processo de expansão suburbana que se intensificou a partir dos anos 80 na parte norte de Lisboa, em particular na linha de Sintra, seguindo a linha de caminho-de-ferro e difundindo-se a partir desta em todas as direções como uma mancha de óleo (Barata Salgueiro, 1992). Desde então que a intensificação da construção em altura, numa zona economicamente mais acessível, e o melhoramento das acessibilidades com a ligação ao IC198 atraíram para o território uma população essencialmente jovem oriunda de diferentes regiões do país, mas também do interior da cidade de Lisboa onde os mais jovens não conseguem responder ao elevado aumento do custo da habitação. A esta população, frequentemente de nível socioeconómico médio-baixo, têm-se juntado mais recentemente nacionais de países diversos no contexto das novas vagas imigratórias com destino à AML. A diversidade cultural é hoje uma característica dos residentes neste território, aos quais se associam alguns problemas decorrentes das trajetórias de integração social que desenvolvem.

A freguesia de Algueirão-Mem Martins é uma das mais populosas do país, nela residia em 2011 uma população de 66 250 indivíduos, 17,5% dos residentes no concelho. Os estrangeiros, num total de 5 781 indivíduos, têm um peso de 8,7% no conjunto da população da freguesia. Relativamente ao concelho, Algueirão-Mem Martins acolhe 17,7% da população com nacionalidade num país estrangeiro. Regista-se ainda a presença de população com dupla nacionalidade (portuguesa e outra), que no total de residentes da freguesia tem um peso de 3,1%.

O grupo de estrangeiros residente neste território tem origens diversas porém, quase 50% é oriundo dos PALOP (46,6%). Os cidadãos com origem no Brasil surgem em segundo lugar, com um peso relativo de 31,4%, seguindo-se os nacionais de países do leste europeu (13,2%). Os estrangeiros oriundos do continente asiático e da UE(15) ocupam a quarta e quinta posições respetivamente (3,1% e 2,3%). O padrão de distribuição das diversas nacionalidades presentes neste território suburbano não é idêntico ao que caracteriza o concelho de Sintra, impondo-se com maior peso relativo os cidadãos nacionais do Brasil relativamente à população oriunda de alguns países africanos. Entre as cinco principais nacionalidades a brasileira apresenta maiores quantitativos, seguida da cabo-verdiana, da angolana e da guineense (Fig. 3).

segunda-feira, 18 de março de 2019

sexta-feira, 15 de março de 2019

Famílias em convívio na Tapada das Mercês


Um conjunto de entidades, entre as quais a Câmara de Sintra e Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins, e grupos formais e informais organizam este sábado 16 de março na Escola Básica Visconde Juromenha , na Tapada das Mercês, a iniciativa FAMÍLIAS EM FESTA.
Entre as 9h e as 17h as atividades são várias, e incluem música, basquetebol, danças típicas, rastreios de saúde e uma mostra gastronómica.


Quiosque de Revistas na Av. Chaby Pinheiro

Antigo quiosque e sucursal do 'Millennium BCP' na Av. Chaby Pinheiro... mesmo com a escuridão da noite, quem conheceu o local, certamente se vai recordar.


quarta-feira, 13 de março de 2019

Uno Sonic na Casa da Juventude da Tapada das Mercês

No dia 16 de março, a Casa da Juventude da Tapada das Mercês, recebe o Uno Sonic, um espetáculo que irá juntar música, vídeo e dança.

O grupo que é um constante diálogo entre ritmos e melodias da Guiné-Bissau irá trazer, não só um pouco do seu país, como também vários timbres da música eletrónica ocidental, na voz característica de Ilesa da Costa e as experiências psicadélicas eletrónicas de David Martins.


Um espetáculo com vários convidados que terá início às 16h00.

sexta-feira, 8 de março de 2019

Incêndio em Lar em Mem Martins foi há 20 anos


Um incêndio num lar de idosos em Mem Martins, que provocou a morte de 8 idosos ocorreu há 20 anos.

Noticia do Jornal 'Publico' em 16 Maio de 1999

Um incêndio provocou ontem a morte a oito idosos de um lar em Mem Martins, concelho de Sintra. Outros dois utentes ficaram gravemente feridos e mais dez passaram a noite no quartel dos bombeiros. O pesadelo poderá ter tido origem numa deficiência eléctrica, mas o facto de o estabelecimento não possuir licença, ainda pendente de vistorias da câmara e dos bombeiros, também poderá ter ajudado.


O Lar Coração de Maria, em Mem Martins, onde um incêndio provocou ontem a morte a oito idosos e ferimentos graves em mais dois, estava a funcionar sem alvará, encontrando-se a decorrer o respectivo processo de licenciamento. A aprovação do pedido de licença estava dependente, segundo uma fonte da Secretaria de Estado da Inserção Social, de pareceres da Câmara de Sintra e dos bombeiros. Foi cerca das 0h43 que os bombeiros de Algueirão-Mem Martins receberam uma chamada para acudirem a um incêndio no Lar Coração de Maria. Em poucos minutos chegaram junto da vivenda que servia de habitação para as duas dezenas de idosos, mas já pouco puderam fazer. Metade dos idosos ocupava vários quartos no rés-do-chão e os restantes, entre os quais alguns acamados, repartiam-se pelos quartos do piso superior, numa espécie de águas-furtadas. As chamas deflagraram na sala de convívio, existente ao cimo das escadas para o piso de cima, e junto ao corredor que dá acesso aos vários quartos. De acordo com o comandante dos voluntários locais, Manuel Sousa, o sinistro terá tido origem "numa sobrecarga dos circuitos eléctricos junto de uma televisão", que funcionava na sala de convívio. No entanto, esta suspeita terá ainda que ser validada por investigações posteriores, a realizar pelas autoridades policiais e pela Inspecção Superior de Bombeiros.As labaredas propagaram-se rapidamente ao revestimento interior da vivenda, em madeira e esferovite, provocando um fumo intenso. 

Das 10 pessoas que ocupavam o andar de cima, apenas duas sofreram queimaduras. As restantes morreram intoxicadas pelo fumo nos próprios quartos. Os bombeiros só conseguiram chegar ao local onde se encontravam as vítimas após combaterem as chamas na sala de convívio. Isto porque o único acesso aos quartos era precisamente pelas escadas, de reduzidas dimensões, e pela sala de convívio, já que todas as janelas da vivenda se encontravam vedadas com grades."Transformaram aquilo num presídio. Estou convencido de que as grades, neste caso, não intervieram directamente com as mortes, mas o que é um facto é que os bombeiros não puderam usar as janelas para entrar e tiveram que subir por onde estava o fogo", comentou o presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil, António Nunes. Segundo este responsável, o lar possuía dois extintores e um diagrama dos quartos devidamente afixado, mas os eventuais "canais de evacuação [as janelas] estavam tapados". Por isso, notou, "se houvesse uma fiscalização preventiva aquilo não tinha acontecido".

Uma vigilante do lar, Mariana Esteves, 50 anos, justificou a presença das grades com razões de segurança contra intrusos e para evitar que alguns dos idosos pudessem "tentar alguma coisa". A mesma funcionária garantiu que, quando trocou de turno com outra colega, pela meia noite, estava tudo bem: "Os velhotes estavam a dormir e não cheirava a queimado". As condições do lar também não lhe mereceram reparos, embora reconhecesse que, no piso de cima, havia um quarto "que não tinha luz e a campainha [de emergência] estava avariada". Quanto ao resto, assegurou, "eram todos tratados com carinho".Quem não está convencido disso é Carlos Ferreira, filho de uma sobrevivente do incêndio. Entre as suas críticas ao funcionamento da casa estão as queimaduras nos braços com água quente que a sua mãe sofreu em 28 de Fevereiro último. Carlos Ferreira acusou, através da RTP, os responsáveis do lar por terem deixado a sua mãe sem assistência médica "até ao dia 4 de Março". Em resposta às queixas que apresentou às entidades oficiais, disse, apenas recebeu uma carta informando que o Centro Regional da Segurança Social está a acompanhar o assunto.


Além dos oito mortos, os bombeiros transportaram para o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) mais três feridos. Um deles teve alta pouco depois, mas os outros dois tiveram de ser transferidos para o Hospital de São José, em Lisboa. Ao final da tarde, o estado de ambos era "crítico", segundo um dos responsáveis pela Unidade de Queimados, António Gomes Silva. Os dois homens, um de 54 anos e outro de 76, apresentavam queimaduras na faringe, na traqueia e nos brônquios e suspeitava-se que também tivessem os pulmões afectados."Estiveram demasiado tempo encerrados num ambiente fechado, com muito calor", explicou o médico. "Encontram-se ligados a ventiladores e estão muito mal", acrescentou o clínico. Mesmo que sobrevivam aos próximos quatro ou cinco dias, não é certo que se salvem, devido à gravidade das lesões provocadas pelas queimaduras. Um factor que pode ter pesado negativamente na evolução do estado dos dois homens foi a falta de informações, no hospital, sobre o seu passado clínico. Suspeitava-se ontem de que um deles poderia ser diabético.Os sobreviventes passaram a noite no quartel dos bombeiros de Algueirão-Mem Martins. Ali foram visitados pelo ministro da Solidariedade Social, Ferro Rodrigues, pelo secretário de Estado-adjunto do ministro da Administração Interna , Armando Vara, e pela presidente da Câmara de Sintra, Edite Estrela (ver reacções nestas páginas). Perto das 6h45, os 10 idosos seriam transferidos para o Lar da Quinta do Oitão, em São Pedro de Penaferrim, propriedade do Centro Regional da Segurança Social e gerido pela Fundação António Leal Silva."Eles queixavam-se principalmente de muito fumo, muito fumo", contou a directora da Quinta do Oitão, Susana Branco, que se escusou a facilitar o contacto do PÚBLICO com qualquer dos sobreviventes, por estes estarem "a descansar". Todavia a estação de televisão SIC teve acesso a um dos sobreviventes acolhido no lar da Segurança Social, que contou ter-se apercebido das luzes a apagarem-se, ter ouvido um estrondo e ter ouvido os bombeiros a gritar.

O Lar Coração de Maria, acusou, tinha "más condições".As famílias de dois dos sobreviventes já ontem tinham assegurado a sua transferência, na segunda-feira, para outras instituições. Os restantes ficarão entregues aos cuidados do lar de São Pedro, que ontem viveu um corropio excepcional, também por parte das famílias dos idosos que já ali se encontravam. "Ela está bem disposta", descreveu Laurinda Alves, após visitar a mãe, Maria dos Prazeres, 75 anos, que viveu os últimos cinco anos no Coração de Maria. A filha mostrou-se convencida de que a mãe e o pai, este falecido há duas semanas, eram bem tratados no lar de Mem Martins, e negou ter conhecimento de falta de limpeza ou maus tratos.Entretanto, segundo uma fonte da Secretaria de Estado da Inserção Social, o lar apresentou em Dezembro de 1998 um pedido de licenciamento ao abrigo das novas normas de funcionamento deste tipo de estabelecimentos. Embora haja no processo alguns elementos fornecidos pelos bombeiros, o mesmo informador acrescentou que a autorização ainda não foi dada "porque faltam pareceres de vistorias dos bombeiros e da câmara municipal". Por seu lado, a associação que representa os proprietários de lares de idosos comunicou que o Coração de Maria funciona como lar desde 1976, e que à semelhança de 90 por cento dos lares do país, aguarda o licenciamento, funcionando com um "certificado de segurança dos bombeiros".Questionado acerca do processo existente na Segurança Social, o segundo comandante dos voluntários de Algueirão-Mem Martins, César António, admitiu que possa ter existido "uma consulta" à sua corporação, mas salientou que " em circunstância alguma pode haver um parecer positivo dos bombeiros" ao Coração de Maria. E concluiu: "Formalmente não deu entrada qualquer pedido de vistoria". O proprietário, Salim Talik Ibrahimo Ossam, que o PÚBLICO não conseguiu contactar, possui um outro lar em Loures. Segundo uma empregada encontrava-se ausente.






terça-feira, 5 de março de 2019

Requalificação do Largo das Mercês


Uma Festa em Mem Martins

Noticia de Jornal de 09 de Outubro de 1929
Uma festa em Mem Martins

Realizou-se, como noticiamos, uma interessante festa de confraternização da colónia veraneante para despedida da época, tendo-se reunido num animadissimo baile, as principais famílias que aqui se encontram a passar o verão. A festa, que teve um cunho acentuadamente elegante, e à qual vieram assistir alguns rapazes de Lisboa, para esse fim convidados, efectuou-se num vasto recinto cedido pelo proprietário pelo Pinhal dos Fanares, sr.coronel Namorado de Aguiar, tendo-se dançado com alegria e entusiasmo, durante toda a tarde e grande parte da noite.

Com a entrada de Outubro começaram a retirar algumas famílias, sendo certo que muitas outras se conservam ainda durante o corrente mês, dada a amenidade do clima que nesta localidade se desfruta, mesmo de inverno.

Teem vindo a Mem Martins vários capitalistas escolher terrenos para construção, o que prevê que dentro de poucos anos, esta terra experimentará um grande desenvolvimento, perfeitamente justificável, porquanto ela se presta, admiravelmente, para uma estância de repouso e cura.



segunda-feira, 4 de março de 2019

[TVI] Cena da novela 'A Teia' filmada no Algueirão (video)

No episódio do passado domingo da novela 'A Teia', transmitida na TVI, a cena inicial do episódio foi filmado num prédio de habitação situado no 'Bairro da Coopalme', no Algueirão.

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Música 'Igreja Azul' (video)

Esta música é uma parceria da ‘Pagina Vozes ao Acaso’ e do ‘Blog Algueirão Mem Martins’ e foi baseada numa longa lista de opiniões, criticas, sugestões, que foram registadas nas redes sociais sobre a nova igreja de Mem Martins.

Esta obra era um desejo muito antigo dos habitantes e naturais católicos de Mem Martins mas… 




Põe um terço no bolso perto dos tim-tins
Apanha o autocarro para Mem Martins
Um Bloco de Betão pintado de azul
Sonhei com uma canção do pequeno Saul
Cantava e dançava, praticava windsurf
Venham ver a atração, é 1 Igreja Smurf

Ohhhhh nãooooo
Uma Igreja Azul
Uma Igreja Azul
Uma Igreja Azul
Uma Igreja Azuuuulllll
É muita Cooollllll

Tem Torres em redor, vão-se ouvir os sinos
Entre Lisboa e Sintra vão ser só peregrinos
Muita gente vai casar, muito baptizado
Num Bunker de Betão que está mal enquadrado
É mesmo ali ao lado dos amigos Bombeiros
É nesta Igreja que vão casar os solteiros

Ohhhhh nãooooo
Uma Igreja Azul
Uma Igreja Azul
Uma Igreja Azul
Uma Igreja Azuuuulllll
É muita Cooollllll

Ohhh Sr prior, reze um Avé Maria
Um cego encontrou-a mesmo sem o cão-guia
Muita gente vem de todo o lado
Ver o azul cueca que foi ali pintado
Talvez um dia isto seja normal
Uma Igreja Azul em Portugal

Ohhhhh nãooooo
Uma Igreja Azul
Uma Igreja Azul
Uma Igreja Azul
Uma Igreja Azuuuulllll
É muita Cooollllll

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Festas de São José - Algueirão 2019



Vale de Porcas

"A Ti Matilde, mulher do Cipriano, morava em Vale Flores, terreola situada à meia encosta entre S.Pedro e Mem Martins, também conhecido por Vale de Porcas.

Até aos anos quarenta pouquíssimas pessoas aí residiam. Além do casal já referido, talvez mais meia~dúzia de famílias, se tanto.

Comércio não havia. E para se comprar qualquer coisa, só nas localidades circunvizinhas: S.Pedro, Mem Martins ou Ranholas.


Pendia para Mem Martins a Ti 'Matilde de Vale de Porcas', como por todos era conhecida.

Mais por habituação que por necessidade, quase diariamente fazia o trajecto "Vale de Porcas - Mem Martins" e apesar da sua avançada idade, fazia-o "com uma pernas às costas".

Para baixo, sempre a descer, era um saltinho:"Carvalheira", "Mato das Carreiras", "Eiras"... não custava nada..."
Excerto de Texto retirado do livro " Mem Martins - Retratos", de Zé de Fanares


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

antiga poesia de Mem Martins

no antigo Mem Martins, pequeno aglomerado saloio, existia a sua poesia oral, que se foi perdendo ao longo dos anos...

'O lugar de Mem Martins
de pequenino tem graça;
Tem uma fonte no meio,
dá de beber a quem passa'

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Feras à solta

Noticia de 31 janeiro de 1926

Na pacata povoação de Mem Martins, no domingo p. p., quando os habitantes estavam reunidos num baile no edifício da escola, que por iniciativa dos mesmos habitantes estão construindo, foram alarmados cêrca das 23 horas, por um grupo superior a vinte indivíduos que com um instincto feroz, assaltaram o referido edifício, armados de pistolas, armas caçadeiras, armas brancas, paus, etc., e sem respeitarem mulheres nem crianças, despejaram à doida tiros, sôbre a numerosa assistência, que por milagre não temos a registar mortes, devido à escola à escola não ter o soálho e por este motivo as janela ficarem a altura superior às pessoas que ali se encontravam, ficando a parede em frente das mesmas cravejada de balas, não escapando porém as pessoas que apesar de desarmadas tiveram a coragem de sair ao encontro dos malfeitores que se encontravam em grupo em frente do referido edificio que os agrediram de todas as formas que lhes foram possíveis, sendo 12, o numero de feridos, incluindo crianças, apesar da ferocidade dos assaltantes, fugiram em debandada ao serem perseguidos pelos homens que pacatamente assistiam ao baile em regosijo pelo adiantamento dos trabalhos que a escola ultimamente tinha tido.
Oxalá que as autoridades deste concelho saiba castigar todos os culpados deste tão lamentável caso, que felizmente entre nós não é vulgar.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

[sintranoticias] Obra do novo Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins só terá início no final deste ano

Basílio Horta alertou o Governo, em setembro do ano passado, para o atraso no início da construção do novo Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins
A Câmara Municipal de Sintra vai repetir o concurso público para a construção do novo Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins. Segundo o jornal Correio de Sintra, o empreiteiro que ganhou o concurso, no início de 2018, desistiu da obra, depois de ter esperado mais de um ano para o ato de consignação que permitia iniciar a construção dos edifícios.
“Estivemos praticamente um ano à espera da portaria de extensão de encargos, documento obrigatório para o visto do Tribunal de Contas e que permite iniciar a obra”, segundo fonte da autarquia sintrense citado pelo jornal Correio de Sintra. A portaria de extensão de encargos é um documento passado pelo Governo que confirma a autorização de verba para o investimento, mas demorou praticamente um ano a ser disponibilizado ao município.

Perante esta demora, o empreiteiro desistiu de fazer a obra, direito que a lei lhe confere se o contrato assinado não for concretizado no prazo de 6 meses. O município de Sintra vai agora lançar, nos próximos dias, novo procedimento de concurso público para ser possível adjudicar a obra nos próximos 4 meses.
BASÍLIO HORTA LANÇOU ALERTAS EM SETEMBRO DO ANO PASSADO
Basílio Horta alertou o Governo, em setembro do ano passado, para o atraso no início da construção do novo Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins.

“Temos neste momento mais três centros de saúde em construção e, só não temos quatro porque ainda não foi publicada pelo Governo a portaria de extensão de encargos”, revelou o autarca no aniversário do Partido Socialista de Queluz.
Basílio Horta lembrou que a Câmara de Sintra lançou o concurso público, de cerca de 4 milhões de euros, desta empreitada e podia começar a obra de imediato, no entanto estava a aguardar, há vários meses, a publicação desta portaria para poder iniciar a obra que considerava ser “uma das mais importantes no nosso município”. “Temos tudo pronto para começar a construção, mas o processo está parado no Tribunal de Contas porque falta essa portaria”, alertou o autarca.
CENTRO DE SAÚDE DE ALGUEIRÃO-MARTINS SERÁ UM DOS MAIORES DO PAÍS
O novo centro de Algueirão-Mem Martins terá quatro unidades de saúde familiar independentes que vão servir cerca de 62 mil pessoas, tornando-o um dos maiores do país. As quatro unidades serão compostas por 32 gabinetes de consulta e 20 gabinetes de enfermagem e tratamento num investimento de cerca de 4 milhões de euros.

A Câmara Municipal de Sintra, responsável pela execução da obra, ofereceu o terreno e avançou com a demolição dos edifícios, para além de financiar 30% da totalidade do investimento. O Governo financia os restantes 70%, estando a verba já prevista no orçamento de Estado, apesar de não ter sido publicada a portaria de extensão de encargos.

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Sabores de Portugal

O Salão Paroquial das Mercês vai servir de cenário para mais uma edição dos SABORES DE PORTUGAL, este sábado 6 de de abril pelas 12h30 .
A iniciativa tem fins solidários já que a receita angariada vai servir para a construção da Igreja das Mercês.


Shottas Blk ft Globo - Amigo Falso 2k19 [video

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

[sintranoticias] Um muro ruiu esta noite na Tapada das Mercês

Um muro ruiu esta noite na Tapada das Mercês na freguesia de Algueirão-Mem Martins.
As autoridades receberam o alerta esta madrugada, à 1h00. A chuva e os ventos fortes terão contribuído para o deslizamento de terras. Não há feridos a registar.A autarquia de Sintra tinha concluiu em agosto de 2018 os trabalhos de estabilização deste talude da Rua José Malhoa.
Obra concluída em agosto de 2018
“Esta intervenção consistiu no saneamento do talude, execução de um muro de gabiões e reabilitação do pavimento e teve como objetivo garantir a segurança de pessoas e bens”, explicava a Câmara de Sintra em nota enviada à imprensa na altura.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

[JFAMM] Já recolhemos o seu lixo volumoso

Foi no dia 30 de Novembro que a Câmara Municipal de Sintra assinou um protocolo para a compra de viaturas de limpeza urbana e recolha de lixo volumoso.

Aqui, na junta de freguesia de Algueirão - Mem Martins já está a circular, desde o dia 17, uma dessas mesmas viaturas, com dois homens que fazem a recolha dos resíduos urbanos.

Por isso, se quiser reportar diretamente à autarquia locais onde existam lixo de grandes dimensões como máquinas, colchões, móveis ou se tem algum destes artigos que pretende que seja recolhido, tem à sua disposição o e-mail: geral@jfamm.pt ou no site da junta, no link “A minha Rua”.


terça-feira, 29 de janeiro de 2019

[Correio Manhã] Moradores salvam carro em Mem Martins


Moradores salvam carro em Mem Martins Também a rua Leopoldo Almeida, em Mem Martins, concelho de Sintra, foi palco de um ato de vandalismo. Dois caixotes foram consumidos pelas chamas e, não fossem os moradores, também um carro ficaria destruído. Ao aperceberem-se de que um carro estava a cerca de um metro de distância, populares pegaram nos caixotes em chamas e colocaram-nos no meio da estrada. Os bombeiros extinguiram o fogo. A PSP investiga.

Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/bombeiros-sem-maos-a-medir-com-fogo-posto-na-grande-lisboa

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

[Sapo] Em Mem Martins Pastelaria arrisca sobremesas em forma de cão

Será caso para dizer: “há gostos para tudo”, o que neste caso é extensível às papilas gustativas e a uma questão de apreciação estética. Em Mem Martins, no concelho de Sintra, a pastelaria Tulipa Dourada, arrisca este janeiro numa nova sobremesa. À mesa chegam mousses em forma de cão.

Na Pastelaria Tulipa Dourada, uma das sobremesas que inaugura este 2019 a rematar as refeições é a opção entre um quarteto de mousses de limão, morango, chocolate ou maracujá.
Até aqui nada que não seja extensível à restauração em geral. A singularidade na pastelaria de Mem Martins encontra-se na apresentação escolhida para servir estes doces. À mesa chega uma mousse em forma de cão (das raças asiáticas Pug e Shar-pei) ou de leitão. “Deliciosamente fofas ou fofamente deliciosas” é o repto deixado pela pastelaria com fabrico próprio, com oferta de bolos, salgados, sobremesas e doces para épocas festivas.
Uma moda que em 2018 gerou alguma inquietação entre os internautas quando um vídeo publicado na Rede apresentava uma colher de sobremesa a mergulhar num cachorro de chocolate. Um doce gelado criado pelo restaurante de Taiwan, J.C.co Art Kitchen.

domingo, 13 de janeiro de 2019

Grupo 'Coração Noir' (video)

Projeto 'Coração Noir' nasceu em 2014 com alguns elementos residentes na vila de Algueirão Mem Martins.  Esta banda tem uma musica incluída na Banda sonora da novela da SIC 'Coração d'Ouro'
https://www.facebook.com/CoracaoNoir/