Tempo em Algueirão Mem Martins

domingo, 8 de março de 2009

Graffitis nos comboios da Linha de Sintra [video]

Este é um tema que eu já abordei, e volto agora a fazer referência, pelo rápido agravamento da situação.

Quem circula com frequência na Linha de Sintra, ou está atento à passagem dos comboios, certamente sabe perfeitamente do que eu estou a falar. Praticamente todos os comboios em circulação já foram alvo de vandalismo por parte de graffiters.

Esta é uma arte que eu aprecio, acho muito interessante, e sei valorizar, no entanto deve ser praticada nos sítios correctos. Este tipo de pinturas nas carruagens, para além de algo sem significado, que não transmite qualquer mensagem, danifica algo que está ao serviço de toda a população.

Circular dentro de uma carruagem, como esta da foto, torna-se obscuro. A luz é reduzida e a visibilidade para o exterior é nula. Torna-se extremamente desconfortável.

E volto a questionar a segurança. A CP garante a segurança de todos os passageiros que circulam na Linha de Sintra?
Os comboios durante a noite ficam estacionados no Algueirão (junto à Coopalme), no Rossio, em Campolide e no nó das Olaias (depois da estação de Roma-Areeiro).

Na zona de Campolide, os comboios estão estacionados na zona de oficinas, alguns com as portas abertas (como se pode ver na foto em cima), e de fácil acesso a qualquer pessoa. Apesar de existir seguranças, não existe qualquer controle nos acessos.

Eu mesmo, utilizei esta estação várias vezes, e circulei no meio dos comboios, sem que ninguém me perguntasse o que estava a fazer. Aliás, estas fotos foram lá tiradas.
Segundo informação que li num fórum na internet, a limpeza destes graffites, em cada comboio, tem um custo de 3500 euros...


Será que não são tomadas providencias por parte da CP para evitar isto? estes custos não deveriam ser imputados a estes artistas?

Quem circula nestes comboios, e esteja um pouco mais atento, certamente já fez uma questão.

Porque é que não se vê este tipo de pinturas, nos comboios da Fertagus?



Já agora, se alguém me souber explicar o significado do que é escrito nas carrugens, eu agradecia...

Deixo aqui a opinião de Herman José, no Programa Nós por cá, na SIC, relativamente a este assunto, opinião que eu pessoalmente subscrevo, e penso que muita gente também deve estar totalmente de acordo.

26 comentários:

  1. vou falar por pontos.
    .no sec.xx1 fico espantado com as porcarias que as pessoas s preocupam,sabendo que o desemprego cada vez aumenta mais, a criminalidade violenta leva igual caminho entre outros.e ha pessoas que perdem tempo a criar blogs anti-graffti..
    .a cp é uma empresa privada e nao do estado,o dinheiro que é gasto na limpeza das carroagens nao sai do teu bolso.mais uma vez preocupem-se com quem nos rouba o diheiro dos bolsos.."governo portugues"
    .ainda estes dias duas jovens de 14 e 15 anos foram violadas na linha de sintra,assaltos com armas de fogo e armas brancas na rua e no interior dos comboios,é nisto que as pessoas devem por os olhos e pedir segurança.
    .andaste no meio dos comboios a tirar fotos..isso tbm nao é primitido,podem responsabilizarte plos danos das carroagens ou ainda te chamam de terrorista..
    .herman josé tu tbm és uma poluiçao visual..és paneleiro e isso meteme nojo no entanto nao ando a falar do que és ou deixas de ser.sinceramente como tas carregado de guita e nao tens problemas ao fim do mes ate percebo o porque da tua preocupaçao.
    .olhem para quem nos rouba e lutem contra isso.graffiti é uma crítica s nao sabes o significado do que vez..nao é em muros legais k vais ver isso..nao é em muros legais que s vai chamar a atençao de quem está la em "cima".
    .estou do teu lado s vires patrimonio nacional vandalisado,isso nao encontras feito plos pintores de comboios.
    .acordem para a vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha um dos parasitas vem aqui tentar armar-se em santo dizendo mentiras para comover as pessoas.
      Olha lá oh idiota, quem disse que a cp é privada?Privada é a fertagus q não tem nenhum dos comboios grafitados.A cp é do estado e somos nós, os contribuintes que paga a limpeza da merda que vossa excelência e companhia faz.
      Cresçam, arranjem um vida e uma miúda...se é que tem capacidade para isso.
      Grafiti é uma critica?OLha com a aquela merda de letra típica de infantario ninguem consege ler aquela merda e muito menos percebe que aquele lixo visual são letras.
      O grafiti não é essa merda que fazem nos comboios, grafiti é arte.
      Há uns tempos vi um comboio grafitado nas 4 carruagens de alto a baixo de lado a lado todo de cinzento...isso é uma mensagem?Vai a merda e mata-te a seguir.Que vos passe um alfa por cima e vos projete para a merda.
      Não estou ca para pagar as merdas que os meninos dos papas fazem.

      Eliminar
  2. Concordo com o mano acima.
    Quem anda a pintar os comboios e zonas historicas, não são os que pintam comboios, halls of fame(De que o autor desse post saibam o que são.),etc.

    São os TOYS.

    Graff nos comboios,Auto-estradas, armazens,halls of Fames,etc. não são eles que dão mau nome ao graff.
    Todos nós(Writers) somos Toys numa altura da nossa vida.(No inicio de quando continua-mos a pintar.),Mas mesmo assim, acho que eles diviam treinar a tecnica com paredes de lugares abandonados, ou com a devida autorização do dono do lugar.

    Eu é que tou numa faze financeira fudi**(como milhoes de outras pessoas em portugal), porque senão, eu mesmo constuia um muro num terreno meu para treinar os wild's.
    Mas Afirmo.
    Nunca Vou deixar de Pintar Comboios, nem nada que não prejudique ninguem. etc.

    Quanto ao não se ver nada pelos vidros, tem boa solução, mudem de lugar ou carruagem.

    É 100000 de vezes preferivel ver os comboios pintados do que com aquelas publicidades de Mer**.


    A proposito, realmente pintar comboios prejudica financeiramente a CP, mas em compesação, ajuda as empresas de remoção.
    E acho muito bem que limpem os comboios, assim nunca ire-mos precisar de crossar os outros brothers.

    ResponderEliminar
  3. tenho várias coisas a dizer:em relação aos comentários acima acho que são dos parasitas que os pintão,eu sou um dos seguranças que faz vigilância numa destas estações e vou dizer o seguinte são apanhados vários graffites e entregues ás autoridades só que nada lhes acontece como sabemos no dia seguinte ou até no mesmo dia já lá estão outra vez,eles fazem uma pintura em poucos minutos pois são vários a fazela ao mesmo tempo,agora vamos á realidade na fertagus não á graffites?á poucos mas há só que ninguem os vê porque é uma empresa a sério porque não sai nenhum comboio para a linha sem estar limpo isto sim é trabalhar!quanto á cp é uma história muito longa, para resumir ,a empresa que os limpa ganha bom dinheiro e claro á mais alguem a ganhar para os manter a limpar,então sera que não há financiamento das latas para as pinturas ,claro que sim,não são latas das baratas as que são apanhadas são carissimas.agora pergunto?será que têm dinheiro para as comprarem sem ajuda?é tudo um bolo á portugues,eu ganho dinheiro se tiver trabalho, se não houver graffitis alguem fica sem meter dinheiro ao bolso,agora chega acho que já dá para perceber o que se passa.só mais uma coisita quanto aos seguranças ás vezes somos apedrejados e não só mas será que vale apena ficarmos aleijados com o vencimento que temos ,claro que não,para quem não sabe ganhamos muito pouco para os serviços que temos que fazer,575euros e ainda falta tirar os descontos.ajudem-nos porque a nossa misão é fazer a população sentir mais segurança em locais por nós vigiados.

    ResponderEliminar
  4. o Trevório disse tudo, não é preciso dizer mais nada.

    Quanto ao segurança que comentou, pá, nós quando vamos pintar nao vamos numa de fazer mal a ninguem...vamos com amigos, vamos para nos divertir, para meter o nosso pseudonimo a girar por ai, na boa onda. claro que nao gostamos de ser interrompidos,e obrigados a deixar o que estávamos a pintar com tanto gosto a meio, nada! tambem nao é por isso que nos vamos virar contra os seguranças...pa mas qeremos tudo menos ser apanhados e ter cadastro e levar multas insólitas ne...se mal dinheiro temos para latas muitos menos para multas desse genero...
    nao desejamos mal a ninguem, somos pessoas com coração, com familia, namorada, amigos... nao somos nenhuns criminosos... é so aplicar cor num objecto morto que se desloca... porqe os limpam? limpem as janelas, deixem-nos circular coloridos se quiserem...
    e nao vale a pena virem meter burocracias de merda em relaçao ao graff,...ou enxer a estaçao de seguranças ... ou armar os seguranças...nao vai dar a nada, as regras tamos a cagar-nos pra elas, se la metem mais seguranças levamos muito mais pessoas para pintar e confrontar se necessario para garantir a nossa fuga, se andam armados nós vamos pintar armados tambem...é escusado...deixem nos pintar comboios á vontade..na paz...nao fazemos mal a ninguem, se um segurança for la ao pé de nós, na boa, tamos la todos numa boa, nao se pode é esticar

    ResponderEliminar
  5. Têm todos razão mas há uma coisa que os grfiters se esquecem, ao dizerem que não fazem nada estao enganados estao a fazer uma coisa estão a dar dinheiro a uma unica pessoa, que é funcionária da CP, está ligada á empresa que limpa os grafitis e que é funcionário do estado estado esse que voçes tanto detestam e falam mal. Agora estao a fazer mal quando dizem que se os vigilantes nao fizerem nada nos tb nao fazemos, errado se os vigilantes nao fazem sao despedidos, se os vigilantes fecham os olhos sao despedidos e entao como é? ja fazem mal a muita gente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pessoal quer é ver os nomes a girar, vocês não conhecem a sensação

      Eliminar
  6. Pa estava a referir-me á violencia...agora essas mariqices todas olha temos pena, é o qe nós fazemos...e nunca vamos parar de fazê-lo.
    Tambem nao curto ver tudo a aumentar menos o meu ordenado, ou levar com ivas, ou levar com cortes em simples abonos familiares ou etc que recebemos do estado e tenho qe me aguentar...façam o mesmo.

    So queremos pintar comboios..e pintamos de qualqer maneira

    ResponderEliminar
  7. chateim-se "masé" com quem vos enrab* diariamente, aqueles q vos tiram o dinheiro do bolso! E claro que para qualquer pessoa "banal" que nao esteja envolvida na verdadeira cultura graffiti, e praticamente impossivel apreciar um comboio pintado ou um trow up, etc... o que quer q seja, graffiti e duro e poucos gostam...mas ele esta ai, e esta para ficar!! quer voces formatados, gostem ou nao.
    àh, e para aqueles que dizem que o graffiti e giro é numa parede legal, cheio de cores e 1001 caras e montes de merd*s, vão ver os primordios, back in days, NY, e vejam la bem onde começou o verdadeiro movimento graffiti...se foi a pintar paredes legais, ou se foi a pintar metros e a encher paredes de tags e t.ups
    Percebam, isso das pinturas de sabado a tarde nas fabricas abandonadas ou paredes legais a beber cervejas com os amigos e bonito sim sra, mas na verdade isso não é nada! não e graffiti!nao carrega um felling verdadeiro, nao involve risco, adrelina..
    Eu podia escrever mais 40 parágrafos a falar do que é ou não o graffiti, mas sei perfeitamente que isso é em vão, porque nunca ninguem no seu perfeito juizo normal, e dirigo-me a todas as pessoas "normais/banais" da sociedade, gosta ou irá gostar de ver os comboios pintados de alto a baixo, ou ver a sua rua ou o seu bairro manifestamente cag*do de tags, é normal, e eu ate entendo isso! realmente não e bonito, mas a verdade, é que tudo isso que "voces" odeiam e nao querem ver, tá ai nas ruas, cada vez com mais força, e cada vez com mais adeptos a representar o verdadeiro graffiti, real deal!

    ResponderEliminar
  8. Quem pode chamar arte a uns riscos feitos com latas de tinta que ninguém percebe?

    Se estes senhores são tão liberais e tão artistas, gostava de ver a casa onde moram, se tem as paredes de dentro e de fora com estes magníficos Tags que nada significam...

    Se é um grito de revolta... é um grito mudo que não acerta em ninguém...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. á pouco tempo dei um wildstyle com a minha team no meu quarto, será q isso tem problema?

      Eliminar
  9. "Quem pode chamar arte a uns riscos feitos com latas de tinta que ninguém percebe?"

    ...Quem não persebe a essencia desse "movimento" se é que se me posso expressar assim, são pessoas como tu.
    Depois é a adrenalina, risco, etc. como o "anónimo" disse acima.
    E se é uma empresa publica, é de todos, só pintamos na nossa parte. Existem comboios, e carruagens que continuam limpas(e não são poucos).
    Preferes ver a publicidades de merd* que nao tem outro nome nos comboios do que os graffitis?...

    "Se estes senhores são tão liberais e tão artistas, gostava de ver a casa onde moram, se tem as paredes de dentro e de fora com estes magníficos Tags que nada significam..."

    ...Podes ter a certeza que muitos tam a casa pintada...


    "Se é um grito de revolta... é um grito mudo que não acerta em ninguém..."

    ...Em ti parace que acertou, mas como não consegues compreender esse sentimento, é inutil para ti, pois nao consegues desvendar a "chave"
    desta cultura....

    PS: sobre isso dos artistas, tambem gostaste da noticia que apareceu na internet há uns anos?
    http://www.overmundo.com.br/banco/cao-morre-de-fome-em-nome-da-arte

    Agora diz-me lá, compara uma "arte" há outra(graffiti.)
    Nem dizendo bem que graffiti nao é bem uma arte(em alguns casos até é, mas nao como eu quero dizer.)

    Graffiti é um estilo de vida.

    ResponderEliminar
  10. eu tenho a casa toda pintada...
    e cago em quadrados como voces, formatados como disse o anonimo...gente bem burra que desde de peqenos têm pálas nos olhos e sao completamente comandados pela sociedade e comem toda a m*rda que lhes metem á frente, incluindo publicidade que tá em todo o lado , agora ate quando vou mijar a uma casa de banho publica tenho publicidade por cima do urinol a um palmo dos olhos...isso sim mete nojo

    ResponderEliminar
  11. Graffiti nos comboios é uma m€rda. Se querem "chatear", só chateiam os utentes dos comboios, que trabalham para manter isto tudo.
    E armam-se em artistas e revoltados incompreendidos, bando de inúteis é o que são.
    E se pintam assim as suas casas (ou chiqueiros) mais burros são.

    ResponderEliminar
  12. Bem... são gostos. Não estou no meio mas tenho opinião... pode ser? Há autenticas obras de arte de cair de queixo... brutal mesmo!!! Mas muito sinceramente pintar cenas publicas... hummmmmm. Podia para aqui disparar X ditos famosos tipo "A tua liberdade acaba onde começa a liberdade dos outros" etc... mas não vou fazer juízos de valor e mesmo se os fizesse não adiantava de nada. Até posso compreender a adrenalina de estar numa situação ilegal mas não compreendo invadirem um comboio com pedras na mão a ameaçar toda a gente para pintar... Ok Não aleijaram ninguem mas isso não torna o acto em si mais nobre.

    Muito sinceramente (como já disse) não estou dentro do meio mas pela maneira como é feita a coisa o intuito (como são conduzidas as coisas) é nunca sair da ilegalidade, é nunca ser compreendido, é ser sempre julgado como arruaceiro como um mau caracter como um "cromo de lata em punho pronto a pintar toda e qualquer merda que tenha 5cm quadrados de branco... O pessoal do meio não pensa assim como é logico... mas é a opinião geral... E dizem vocês "O que a gente está mais é cagando para a opinião geral!!!" Estão mesmo? Quando uma pintura aparece na TV (convenhamos que é raro e devia haver mais condições de expressão e uma tentativa de "perceber" a onda) não se sentem orgulhosos? Não dizem para os vossos botões "Tambem faço parte?" Não é essa a finalidade? Fazer parte de alguma coisa? Eu quando ando de comboio gosto de olhar para tudo... aquela arvore aquele rio... não são do governo nem do IVA nem do IRS nem da Troika... mas dos meus olhos naquele instante... e até isso me tiram. Posso mudar de lugar? (como li algures) Posso... mas se não questiono o direito à expressão não me venham questionar sobre qual a porra de cadeira me sento. Tem a ver com liberdades... viver em sociedade não tem a ver com palas nos olhos nem com o seguir o rebanho como carneiros. Tem a ver com relação entre pessoas humanas que vivem umas com as outras gostem ou não concordem ou não com N X Y Z coisas. A prosa já vai longa... continuem a fazer arte... mas façam arte!!!

    ResponderEliminar
  13. Eu li os comentários e eu que não ando de comboio diariamente sei a M... de comboios que a cp tem graffites e outras coizas de vandalos mas digam-me uma coiza os comboios da Fertagus não tem estas pinturas ordinarias porque? devem de arrumar em garagens como o comboio Alfa Pendular da serie 4000 eu penso que esse tambem arruma em garagens porquê os suburbanos da cp nao tem garagens? quero ver melhoraçao nisto!!

    ResponderEliminar
  14. Eu cá dava uma sugestão que acabava ou diminuía tanto vandalismo se é assim que lhe chamam porque e que cada câmara não disponibiliza ao writers uma parede que esteja bem situada para que se possa pintar?

    ResponderEliminar
  15. Oi na minha ideia os responsaveis da CP tambem tem culpa, porque é que os Comboios da CP não tem garagens? se ate os Barcos e Avioes as tem nao venhao com desculpa de serem compridos gosto de sertos graffites mas em sitius aplicados tambem na CP coiza que nao se ve é segurança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E existem garagens para os comboios, achas que vale a pena? O movimento não para e por mim podiam acabar aqui o tópico.

      Eliminar
  16. Pois eu acho que é uma falha cultural qualquer pessoa defender os grafitters, que por aí andam. Em que sentido é que se pode defender que se faça graffitis nos monumentos, comboios ou mesmo muros de proprietários alheios? Quem lhes deu autorização para isso? Claro que deviam ser presos pois tão a infringir a lei. Por acaso, algum de vós gostava que um graffiteur fosse pintar-vos o carro, ou a parede da vossa casa ou prédio, sem autorização? Depois desculpava-se a dizer que era arte| Pensem nisto e deixe-se de tretas! Se querem fazer arte, estudem e vão para a sociedade de Belas Artes, e façam alguma coisa de jeito!Não sejam hipócritas! Se pintarem os vossos bens sem autorização vocês já não gostam não é?

    ResponderEliminar
  17. Isto para min é uma falta de respeito para os trabalhadores da CP e também um pouco para quem viaja de Comboio porque não metem garagens nas Linhas de estacionamento?

    ResponderEliminar
  18. É só tornarem as leis mais rígidas (que já aconteceu em 2013) e aumentarem as forças de segurança anti-grafitti a ver se não voltam todos pros cadernos de desenhos....que lá é que estão bem.

    ResponderEliminar
  19. A CP gosta de pagar estas merdas façam garagens de volta das linhas de estacionamento com um portão em cada ponta mas só até uma certa altura devido as catenárias e seguranças junto a eles ou se o portão for electrico arame farpado e alto melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto tudo que se vê é nojento. Ja é tempo de agarrar estes inuteis e metê- los na cadeia. A lei existe ha que aplicá- la sem contemplações.

      Eliminar
    2. Isto tudo que se vê é nojento. Ja é tempo de agarrar estes inuteis e metê- los na cadeia. A lei existe ha que aplicá- la sem contemplações.

      Eliminar
  20. Oi na minha opinião a CP tem culpa desta merda, porque não fazem garagem de volta das linhas onde as Composições ficam estacionadas? li em cima que um custo de 3500€ por Composição!!! não sai assim tão caro as garagens. Sim também não é barato mas após colocarem garagem nos estacionamentos todos de Portugal suprime as vergonhas de vandalismo. É simples quatro paredes de tijolo cimento e tinta no tecto metem aberto mas bem juntinho a Cantenária para proibir a entrada devido a electriciade não entram e para não atrapalhar nos Carris fazem portões em aço de correr com Carris iguais a Estação de Cais do Sodré. assim estes merdas do caralho paneleiros rotos que grafitam Comboios PARAVAM DE UMA VEZ!!!!!! é todo o lado CP 2300/2400 CP 3500 remodelado e não CP 3150/3250 Intercidades Alfa Pendular CP 4000 CP 9630 Vouguinha CP 0600 CP 1400 CP 5600 CP 4700 CP 0450 e CP 2240 os dois remodelados e não CP 0350 e CP 592 tudo estes merdas até na Takargo Renfer e Metro de Mirandela mas voces empresas gostam sabem o que é GARAGEM vejam como ta a cima tijolo cimento e tinta camaras portões em aço de correr Carris iguais a Estação de Cais do Sodré para não atrapalhar e uma abertura no tecto para a passagem da Catenaria mas bem chegada a Catenaria para nao entrarem os merdas quero ver melhoras e nao so grafites as manutencoes tambem metem nojo.

    ResponderEliminar