Tempo em Algueirão Mem Martins

quarta-feira, 25 de março de 2009

Radio Ocidente - Ouvi-la é Fundamental...[video]

Esta música era sem dúvida umas das referências da rádio Ocidente.
Ao mostrar esta música a algumas pessoas senti a nostalgia, a saúde e a memória...

Sintra perdeu com o final desta rádio. A população deixou de ter notícias locais, deixou de ter uma referência na informação regional, na música portuguesa, nos programas de entretenimento.


A Mega FM pode ser uma rádio de qualidade, mas de regional não tem nada. Afinal em que consiste a lei da rádio? Qual o objectivo das rádios locais? As três rádios pertencentes ao Concelho de Sintra estão a três entregues a igrejas, longe das simples pessoas que gostam da companhia da rádio, em casa, no carro e no trabalho...


Onde fica a ligação das rádios com as colectividades, com as escolas, com as associações de moradores, e com os problemas que as pessoas sentem no dia-a-dia?

Aqui deixo uma boa memória, num vídeo feito por mim:

2 comentários:

  1. :) Gostei de ver e mais ainda de ouvir a musica que ouvia tantas vezes na rádio ocidente :) bonita recordação. Boa Páscoa :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Hugo,
    Esta é uma história que tem momentos felizes e com um final triste...
    Como sabes trabalhei na Ocidente desde muito novo com 14 anos, desde 1992.
    Assisti a várias fases, mas a que gostei mais foi mesmo essa que falas, a informativa, de estar perto das pessoas de variadas maneiras quer através das emissões de rádio ao vivo, quer através dos relatos de futebol e hóquei dos nossos clubes locais, até aos diversos passatempos.
    Foram dias felizes que foram terminados pela carência de cautela no grandes investimentos efetuados, excesso de dividas, enorme quadro de pessoal, um Jornal (A Pena) que vampirizava de forma fatal a receita da emissora e outros assuntos que não interessa falar.
    De facto é uma pena enorme as 3 antigas emissoras (Sintra FM - Cacém, Rádio Clube de Sintra - Portela de Sintra e Rádio Ocidente - Mem Martins) estarem nas mãos de igrejas, parecendo que o proposito para o qual foram constituidas caia totalmente por terra. Ainda não tive muito tempo para me debruçar sobre isso, mas até poderá haver uma clara violação da lei da rádio que obriga que determinados parâmetros sejam cumpridos. A Mega por exemplo, não tem informação local.
    Hugo, neste momento apenas podemos guardar nas nossas memórias os momentos em que ouvimos estas 3 rádios e no qual tivemos ambos o grande privilégio de trabalhar na maior delas, que o foi sem sombra de duvida segundo as sondagens da Marktest.

    ResponderEliminar