Tempo em Algueirão Mem Martins

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ligação Ouressa/Cavaleira

Abriu a ligação Ouressa/Cavaleira.... foguetes, fogo de artificio, delírio....


29 de Junho de 2010, Feriado Municipal, dia de S.Pedro... e quase que parece um milagre do S.Pedro. Tantos anos depois, a Freguesia de Algueirão Mem Martins, ganha uma nova ligação. 

Finalmente, torna-se fácil a deslocação dos Bombeiros até à Cavaleira, até à Coopalme. Finalmente, a zona da BelaVista, respira um pouco mais, no que diz respeito ao transito.


Penso que mais uma vez, Algueirão Mem Martins sofreu com o problema da falta de planeamento, pois tudo nasce, tudo cresce, e só depois se pensa nos problemas. O Bairro de Ouressa e o Algueirão, apesar de vizinhos, viviam separados por Quilometros... sim, quilómetros (exemplo para a ligação Piscinas de Ouressa/ Escola da Coopalme - 3,9km pela BelaVista e 5,9km pela Portela)


É de registar, que esta obra implicou com a destruição de um espaço de lazer. Um campo de jogos, usado para os jovens ocupar o seu tempo. Perdemos um, dos poucos que existem...


Esta ligação retira um pouco a pacatez ao habitantes daquela zona do Algueirão, zona de moradias. Poderá também vir a aumentar o trânsito na Zona do Cruzeiro, pois quem se encontra na zona de S.Carlos, mais facilmente chega ao Algueirão através da nova ligação, evitando a deslocação até à BelaVista, e deste modo, no Cruzeiro, irá virar para a Rua Dr Joaquim Fontes, aumento o trânsito na Estrada de Mem Martins.


Outra situação a ter em conta, será a existência de sistema que restrinjam a velocidade naquele local, pois apesar de se encontrar dentro de uma localidade, aquela zona torna-se perigosa, pela facilidade de atingir grandes velocidades, e a nova rotunda de Ouressa, do modo que se encontra construída, parece-me um alvo fácil para os mais desatentos e menos cuidadosos. Também será importante o reforço da iluminação no local.

Penso que também se deveria pensar em algo, pois dentro de um mês (previsão minha) estas paredes de betão estarão preenchidas de riscos e graffittis... Que tal uma solução igual à que foi executada no IC19 no Cacem? Ou então a solução aplicada na passagem junto da PSP?


Penso que este novo acesso abre uma nova janela de oportunidade para requalificar o jardim  (ou Parque Urbano, como eles chamam) existente na Coopalme, que se encontra em total abandono. É claramente um espaço que faz falta à freguesia, mas que deve ser devidamente estimado. Não é só inaugurar, é preciso tratar... 

Era uma bonita imagem para a freguesia... um jardim cuidado e central (que utopia...)


E tenho a registar que finalmente se vê obra feita em Algueirão Mem Martins, talvez com 20 anos de atraso (sim, os acesso deviam ser planeados antes das urbanizações), mas mais vale tarde do que nunca...

8 comentários:

  1. Apenas duas ou três notas:
    -Não se poderia ter optado por duas faixas em cada sentido? Daqui a uns nos como será? Deveria precaver-se o futuro.
    -Da inclinação da rotunda do lado de Mem Martins já aqui se falou. A do lado do Algueirão está situada pouco naturalmente para quem sai do túnel e quer ir para a Cavaleira. Parece uma volta estranha.
    - Se vai tirar ou não trânsito do caos que é a Bela Vista, só o tempo o dirá. Tenho as minhas dúvidas.
    -Mais uma inauguração com pompa mas atrasada alguns meses. As obras pararam tempo demais após a pseudo-inauguração 2 dias antes das Autárquicas.
    -Pela falta que fazia não são os meses de atraso que referi antes mas sim 2 ou 3 décadas.
    -Aspecto positivo: vê-se alguma coisa em Mem Martins. Algumas vias principais foram parcialmente alcatroadas, a ligação das bombas Repsol ao IC19 está acabada, o túnel abriu, o largo da estação e zona adjacente vão ser alvo de melhoramentos. Ainda falta muito, mas é melhor que nada.

    ResponderEliminar
  2. Destruiram o campo de jogos.......

    ResponderEliminar
  3. Apesar de achar que sem duvida nenhuma é a obra mais importante em termos urbanisticos que se fez na nossa freguesia na ultima década, não consigo deixar de salientar que mais uma vez foi um espaço de lazer para os jovens que foi sacrificado, se calhar são os mesmos jovens que podiam estar a jogar à bola no campo que desapareceu que vão grafitar aqueles muros... quem sabe...

    ResponderEliminar
  4. Desculpem mas esta ligação já devia ter sido feita à 20 anos, olhando para a obra parece que está um bocado forçada e limitada mas não há duvida que faz muita falta à freguesia, mais vale tarde que nunca, era uma aberração ter que ir ao Bela Vista para entrar em Algueirão, quase que mais valia ir à Portela de Sintra não fosse o trânsito...
    Esta Obra só peca por tardia.

    ResponderEliminar
  5. Até o Marquês de Pombal se iria rir de tal obra!
    Além de estar 20 Anos atrasada, pois so um INTELIGENTE previa uma faixa de rodagem para cada lado, não se precaveram as inclinações das rotundas; experimentem andar num autocarro de dois andares, no piso superior para terem a percepção daquilo que pode acontecer a qualquer veiculo pesado!
    Depois não digam que o condutor e que vinha em excesso de velocidade.
    ( á 15 ANOS na rotunda de Alverca capotamento de veiculo pesado a 15 Km/H )
    Quanto ao espaço de lazer da juventude, direi eu que estamos a Anos Luz da prespectiva do que seria ideal para os nossos jovens.
    Basta ver no lado do Algueirão, como esta a bacia de contenção de cheias, que esta preparada para area de lazer, mas que se encontra ao abandono.
    Executa-se obra, deixa-se ao abandono, e quando esta tudo destruido, faz-se obras de novo!
    Assim nunca ha dinheiro publico que resista!

    ResponderEliminar
  6. Duas faixas para que? E que tal uma ciclovia. Coisa que o nosso "querido" Fernando Seara nos promete desde o seu primeiro mandato.

    ResponderEliminar
  7. Duas faixas para que? O futuro deveria se esperar com menos carros. E que tál uma ciclovia, coisa que o nosso "querido" Fernando Seara nos vem prometendo desde o seu primeiro mandato.
    E desenvergonhadamente continua a promessa no próprio site da CMS. Pulhas, Aldrabões e Tachos estamos nos fartos. Esta foi mais uma obra para favorecer as mesmas empresas de sempre.

    http://www.cm-sintra.pt/Artigo.aspx?ID=2381

    ResponderEliminar
  8. Duas faixas para que? E que tal uma ciclovia. Coisa que o nosso "querido" Fernando Seara nos promete desde o seu primeiro mandato.

    ResponderEliminar