20/11/2010

Antigo Chevrolet do Bombeiros Voluntarios

Eu quando era uma criança, tinha a incrível atracção pelas sirenes dos carros dos bombeiros e pela sirene do quartel. Eu adorava brincar com os pequenos "carrinhos" de bombeiros que tinha, e construía autênticos quartéis, e fazia grandes operações de salvamento...
Tudo isto no tempo em que os Bombeiros de Algueirão Mem Martins construíam lentamente as actuais instalações, e tudo funcionava apenas no edifício da foto acima, situado na Rua Prof. Dr. Joaquim Fontes.

No entanto, existia um camião que me deixava vidrado, sempre que eu o via a passar nas ruas de Mem Martins. Acho que se devia ao facto de ser diferente, de ser de uma marca que eu não conhecia. Eu simplesmente adorava e vibrava com a sua passagem.
Tratava-se de um Chevrolet (desconheço o modelo) a gasolina, que só por si o ruído do seu motor era diferente. Foi através do Facebook, que voltei a manter contacto com esta incrível recordação. Regressei ao meu espírito de criança quando vi a fotografia desta "maquina". Que saudades...
Na foto acima, ao fundo, consegue-se ver a construção do actual quartel, e em primeiro plano muitos dos homens que certamente tiveram o prazer de estar dentro deste veiculo, que segundo apurei, com o seu motor V12, gastava uma fortuna de gasolina. Calculo que também fosse bastante difícil encontrar peças para a sua manutenção.

E se fiquei muito feliz com este regresso ao passado, também fiquei triste e desiludido com o triste final que este camião teve. 

Com o final dos apoios para carros de serviço dos bombeiros movidos a gasolina, criava-se uma excelente oportunidade para escrever história, e a corporação dedicar um pouco de orgulho, num "histórico veiculo" que certamente muito prestigio lhe deu.


Não, como quase tudo nesta terra, o passado é para esquecer, é para destruir, para rasgar...
E incrivelmente, este excelente exemplar da frota automóvel dos Bombeiros de Algueirão Mem Martins morreu abandonado, esquecido, perdido... 

Será que este "monte de chapa ferrugenta" não merecia outra respeito por tudo o que se viveu lá dentro, todos os medos, todos os receios ou todos os momentos heróicos que transportou?

Enfim... foi apenas um desabafo de tristeza...
(acredito que tudo tenha uma justificação....)


2 comentários:

  1. Reparo que era realmente um carro à frente no seu tempo! Nas primeiras fotos até parecia que a parada tinha sido feita no ano passado, quando a matricula é do ano de 1985/1986
    No fim confirma-se mesmo o quão à frente estava no seu tempo, quando reparo que já estava munido de computador de bordo!!

    Acredito que tenha feito a sua parte no quartel e se se reformou foi pelas razões certas (o carro tem 26 anos! Por muito bom que tenha sido não é fiável para um veículo de emergência :D ).
    Mas concordo que deveria estar no museu do quartel :D

    ResponderEliminar
  2. Este carro era o suprasumo do seu tempo, tinha algo contra ele, era a gasolina e tinha um consumo muito alto, pois de resto tinha uma bomba acopulada á caixa, o que o tornava fora do comum, ainda hoje com bombas tipo rosenbauer e godiva, que não lhe chegam aos calcanhares.
    O facto de ele ter apodrecido na Aldeia de Stª Isabel em Albarraque teve a ver com o facto do Drº Amaro, responsavel daquele instituição fez um negocio da china para ficar bem visto la na terra dele em Louriga.
    Sendo ele tambem Presidente da AHBVAMM, foi por um carro que tinha sido oferecido pela CMS em 1982 com a matricula JR-35_00 a pintar na dita Aldeia Stª Isabel que depois seria oferecida aos Bombeiros de Louriga e em contrapartida arranjavam o dito APSN-1 / Chevrollet para que este estivesse guardado para desfiles. Pois o triste fim deste veiculo foi ficar esquecido ate servir de arrecadação ao sector de pintura da dita Aldeia, por isso ficou naquele estado vergonhoso e morreu algures num socateiro.
    O dito senhor saiu da Direção, dos Bombeiros 2 Anos depois, ficou bem visto la por Louriga, retirou duas viaturas do Activo, 1 que tanta falta fazia, e em contrapartida compraram 1 carro de 1980 aos Alemães, carro esse com dinheiros dos GIP`s, elementos dos grupos de verão.
    Foi mais um daqueles negocios em prol da imagem de alguem!

    ResponderEliminar