Está agendado para já para o Primeiro Semestre de 2011, a abertura do Fórum Sintra
O novo centro irá contar com:
- um hipermercado de 15.750 m²,
- uma área de retalho de 55.900 m²,
- uma área de restauração com 2.150 m²,
- um complexo de sete salas de cinema
- 2.800 lugares de estacionamento.
As obras correm a bom ritmo e já se consegue observar alguns pormenores arquitectónico do novo Shopping do Concelho de Sintra. Nas fotos em baixo, temos o comparativo entre inicio das obras e a fase em que se encontram, no final de Outubro de 2010.
Assim, comparado com outros shoppings da região, conclui-se que será mais pequeno que o Cascaishoping mas maior que o Oeiras Parque ou o Alegro
Alegro - 39,000m2
Almada Fórum - 78,815m2
Cascaishopping - 73,515m2
Centro Colombo - 119,958m2
Oeiras Parque - 34,479m2
Odivelas Parque - 38,950m2
Um dos pormenores neste desenho de apresentação do projecto já é visível em obra, que é a palavra "Sintra" no revestimento da fachada principal do edificio, como podem confirmar na foto seguinte.
Se existe alguma curiosidade em todos sobre este novo espaço comercial para o Concelho de Sintra, esta obra também poderá ser o fim de uma grande parte do comercio tradicional do Concelho. Recentemente, no Jornal "Cidade Viva", O presidente da Associação Empresarial de Sintra, Manuel do Cabo dizia: “é preocupante, na medida em que vai alargar substancialmente a área comercial”.... “o aparecimento de grandes superfícies nunca é bom para o pequeno comércio, porque são estruturas que facilitam o acesso e têm promoções que o comércio tradicional não consegue praticar, e isso atrai os consumidores”.
Mas eu, fiel consumidor de comércio tradicional lanço a pergunta: "- O que fez o Comercio Tradicional para se modernizar, para combater estes grandes adversários que são os Centros Comerciais?"
Eu diria.... NADA...
Eu ainda poderei lançar mais uma questão: "- e se os comerciantes que tem as suas lojas no centro da vila, decidirem deslocar a sua actividade para este novo espaço?"
Será que se vai assistir à morte lenta do antigo comercio em Mem Martins? Eu lamentavelmente acho que sim....
Este novo Centro Comercial trará grandes vantagens, pois será certamente mais fácil estacionar, existirá certamente mais ofertas comerciais, mais promoção, mais publicidade, mais divulgação, mais luz, mais cor, mais segurança...e seguranmente será uma grande fonte de emprego.
Eu, sinceramente gostava que as obras que estão a decorrer junto da estação de Mem Martins, servissem de trampolim para revitalizar aquele espaço, dar-lhe mais dignidade, mais conforto e segurança. Não será bonito assistir ao comercio antigo e tradicional com as suas portas fechadas e a morrer lentamente. O que se poderá fazer?
Aqui deixo a Ficha do Projecto do Fórum Sintra, retirada do site da empresa promotora, a Multi Development Portugal
Penso que este Forum Sintra não terá tantas visitas, como outros bem perto, por vir a ter parque de estacionamento pago.
ResponderEliminarCusta-me a acreditar que o estacionamento seja pago, pk o critério para que isso aconteça deve-se ao facto de restringir o exagero no tempo de estacionamento.
ResponderEliminarO estacionamento só é pago em estacionamento nos centros das cidades, como é o caso do Colombo ou do Vasco da Gama, pk de outra maneira era fácil... estacionavas o carro no Colombo e apanhavas o Metro para qualquer ponto da cidade...
Em estacionamento da periferia não faz sentido, e o estacionamento não é pago em nenhum Centro, como é exemplo... Oeiras, Cascais, Alegro, Dolce Vita Tejo...
Não vejo argumentos validos para cobrar estacionamento na periferia...
Este elefante branco no Concelho de Sintra serve os interesses de alguém menos os comerciantes com lojas de comércio tradicional e os habitantes, pois para quem não tem meio de transporte próprio tem que se resignar a pagar os caros transportes e fazê-lo dentro dos horários a que os mesmos circulam ou então ir fazer compras nas lojas dos chineses que vendem PORCARIAS e que abrem mais uma a cada esquina... Ainda não percebi que mais valia trazem para a Freguesia este tipo de comércio mas que a cada dia há mais uma :-( há... LAMENTAVELMENTE.
ResponderEliminarQuando há dez anos mudei de casa para esta freguesia uma das coisas que mais me agradou foi o comércio local, boas e diversificadas lojas agora resta-nos pouco mais que as lojas dos chineses ou equiparadas e as novas que abrem ou são dos chineses ou as equiparadas (antes chamadas lojas dos 300)
Grande visão empresarial esta de querer ver a "rebanhada" de pessoas em centros comerciais...
Na verdade, o comércio tradicional torna-se insustentável. Antigamente se quisesse um pão alentejano, teria que ir ao Alentejo. Hoje vou a uma superfície comercial à escolha. Antigamente haviam muitos ourives, homens da prata, sapateiros, etc. E a verdade é que são profissões que morrem devido à oferta que existe. Penso que é hipócrita saudar o comércio tradicional, quando no passado era muito mais caro do que nas superfícies comerciais que ainda estavam longe da zona. Não quero ferir susceptibilidades e já percebi que este assunto é muito delicado mas a verdade é que o pequeno comércio não tem muito mais para nos oferecer. E é difícil não fugir às vantagens de ter todas as necessidades satisfeitas no mesmo espaço, com segurança e estacionamento.
ResponderEliminarA area de retalho segundo o site da multidevelopment e de 38000m2, logo o total vai dar cerca de 57000m2, sendo menor que o cascais shopping.
ResponderEliminaroa 56000m2 ja incluem o resto, portanto sao o total do centro:
ResponderEliminarThe scheme provides 55,900 m² of retail space, including the hypermarket with a sales area of 15,750 m² and 2,150 m²
fonte:Multidevelopment
E a abertura tambem foi alterada está marcada para a primavera em vez do primeiro semeste. Fonte: multidevelopment
ResponderEliminarSintra vai ficar uma zona comercial de peso...associando o Forum Sintra ao retail park + staples (nova) e outras lojas envolventes. Sim sr..
ResponderEliminarSegundo me foi dito, não sei se será verdade ou não, contam abrir em Março/Abril. Queriam inicialmente abrir no Natal mas não conseguiriam concluir a tempo. Também me disseram que o Feira Nova vai encerrar por um período de 3 meses e que irá reabrir com menos área e sob o nome de Pingo Doce, que é tudo do mesmo grupo.
ResponderEliminarQuanto ao comércio, uma loja do comércio tradicional tem poucas hipóteses de sobreviver ao investimento inicial e rendas que é preciso pagar para se localizarem num centro destes. Além disso as habituais lojas de marcas conhecidas apoderam-se à partida dos espaços disponíveis.
Com menos area não me parece, acho até que poderá ser da dimensão de um continente ou jumbo: http://algueirao-memmartins.blogspot.com/2010/12/forum-sintra.html
ResponderEliminarCumps
Acho o comentário um bocadinho triste, não me leves a mal...Ou leva...Mas, eu sou filho de 2 comerciantes do comercio tradicional, e 1- fazer algo para modernizar o que?Se ao comercio tradicional só vão os velhotes locais que não utilizam transportes, assim que modernizares, nem novos (Que só vão a grandes superficies) nem os velhotes. Fecha a loja...
ResponderEliminar2- AChas que quem tem uma loja de rua, e paga uma renda á anos e anos (neste caso 29 anos) de cerca de 400 euros p mes, vai se mudar para uma loja num CENTRO COMERCIAL a custar os 1500 ou 2000 euros por mês?? É impossível...Seria trabalhar para pagar a renda...O Governo devia era COBRAR a estas grandes superfícies o exagero de impostos que cobra aos comerciantes de lojas de rua!! Que é um abuso, eu vejo as contas do meu pai!!Este mês, lá vai o empregado pa rua e fica só ele. Porque não dá para pagar 2 ordenados já...Se houvesse respeito plos comerciantes de rua, eu tinha ali um futuro...Mas nem vai conseguir chegar a minha altura. Mal chegará a reforma do meu pai!
É triste este país. E as pessoas que não sabem o que se passa.
Também já tive uma loja de rua e que infelizmente faliu devido a concorrência agressiva dos grandes centros comerciais.Portugal é um país pequeno para tantos centros.Não há aqui ruas típicas do comércio tradicional e que funcionassem com um horário alargado.Falha também locais mais próximos com supermercados que não seja só o pingo Doce e Mini-preços,que na maioria das vezes não oferecem o que precisamos.Se estes supermercados tivessem mais ofertas a nível local,talvez ajudassem as famílias que necessitam doutros produtos q não encontram em seus bairros.As lojas tradicionais podem fazer valer pela diferenças de ofertas que sejam típicas, mas que sejam também acessíveis ao nível monetário, pois a crise afecta a todos.Aqui na Portela,temos 3 x por semana a feira, mas apesar de ter frutas e legumes por vezes baratos peca pela falta de variedade.Não temos uma frutaria que venda só frutas/legumes/verduras e que ofereça variedades de preços.O que quero dizer é que sempre teremos de nos deslocarmos para outros locais para buscar o que necessitamos e se como eu não tem veículo próprio, fica caro e nem sempre aproveitamos as boas ofertas encontradas, seja nas lojas pequenas ou nas grandes superfície.
ResponderEliminarEnfim, procuro comprar produtos nacionais, mas o preço nem sempre é convidativo. Se entro numa loja com nome português e funcionária portuguesa, não é garantia nenhuma de encontrar produto nacional.Por outro lado aprecio coisas diferentes seja sabores, texturas, cores. Portugal tem que investir numa marca própria, cuja oferta seja concentrada no pequeno comercio e deixar de estar atrás do balcão como se nós clientes o fossem morder.O sucesso do comerciante é a variedade, qualidade, preço e acima de tudo simpatia que em muitos comerciantes ainda não existem...
Alguem sabe se vai abrir um ginasio??
ResponderEliminarDesde o inicio da globalização muitos comércios e comerciantes sofrem, e não só...a verdade é que se não existissem dados positivos suficientes estas grandes empresas não abririam grandes centros,o sol brilha para todos, precisamos é aprender com o concorrente, seja ele grande ou pequeno,até mesmo esses que defendem o comércio "tradicional" aparecem vez por outra em grandes centros, principalmente em meses de inverno.
ResponderEliminare já que não podem vencê-los...juntem-se à eles.
S.C.B.Silva
Bom dia,
ResponderEliminarJa ouvi dizer que sim, mas não sei ainda qual sera.
Há transportes a passar perto???
ResponderEliminarOlá boa tarde
ResponderEliminarSó 2 notas relativas a 2 questões que aqui foram colocadas:
- o parque de estacionamento do Forum Sintra será gratuito
- estão programados 3 circuitos de autocarros com paragem no Forum Sintra.
Obrigado
alguem sabe a que horas vai abrir e fechar o forum? 9h as 24h???
ResponderEliminarVamos ter mais postos de trabalho algo positivo
ResponderEliminarNão são só as grandes superficies que destroem o comércio tradicional, as lojas de chineses são provavelmente uma ameaça maior, na minha opinião! O mais engraçado (ou não) é que a ESSAS o estado dá ajudas, e os portugueses que querem investir no próprio país pagam e é se querem!
ResponderEliminarInfelizmente é assim, e é a forma que as câmaras têm de rentabilizar os seus terrenos, dando-os a exploração.
ResponderEliminarO pior caso que conheço de desertificação das zonas em redor é o Fórum Montijo, que fez uma cidade em forma de centro comercial junto à entrada da vila (ainda será uma vila?). O comércio tradicional é composto pelos resistentes que já têm o negócio montado à décadas e não têm "stamina" ou vontade de recomeçar a sua vida.
Sabem se dia 12 o Cinema jáá está a funcionar ?
ResponderEliminarquando vais ser preciso de pessoal para trabalhar na parte do cinema?
ResponderEliminar