Tempo em Algueirão Mem Martins

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Construção de Comercio - Cavaleira

Num espaço perfeito para nascer um espaço verde, no Casal da Cavaleira no Algueirão, já se encontram máquinas em movimento, e já está afixada a placa a autorização camarária para o betão avançar...
Será um espaço de comércio e serviços. com 2 pisos acima da cota de soleira e um abaixo. Apesar de esta zona da freguesia ser pobre em comercio, ao que tudo indica, mais uma grande superfície se prepara para se instalar em Algueirão Mem Martins. Qual será? Oiço "à boca pequena" e "em segredo", que será mais um Pingo Doce. Será possível? Será apenas boato?

Brevemente saberemos...

7 comentários:

  1. A freguesia de Algueirão- Mem-Martins é considerada a maior freguesia da União Europeia, como tal necessita dos mais diversos espaços de comércio, serviços e lazer.

    O que se verifica é que de facto Algueirão - Mem-Martins já possui uma grande diversidade de espaços de comercio, em particular supermercados, sendo o mais recente o Forum Sintra - um espaço de comercio e serviços por excelência.

    Contudo...Algueirão- Mem-Martins, carece de espaços verdes!!
    Espaços onde crianças, idosos...qualquer munícipe, possa desfrutar livremente de um espaço de ócio e de diversão.
    O conceito de crescimento sustentável é algo que não existe nesta freguesia.
    É assustador verificar como esta freguesia tornou-se e está cada vez mais a tornar-se numa freguesia de pessoas migrantes diariamente,que não se identificam com a terra onde resolveram morar, constituir familia, etc...

    ResponderEliminar
  2. "Querem mais espaços verdes? Então eu pinto os prédios de verde" Frase proferida por um construtor civil nos idos 80s durante uma reunião de câmara...

    Confirma-se que o mundo não mudou muito e que as fontes de receita são as mesmas e continuarão a ser, durante muito tempo. + área construída + contribuição autárquica.

    A superfície comercial é uma loja Supercor do Grupo "El Corte Inglés". Era a cadeia que faltava na freguesia LOL. E adianto... Está tudo a preparar-se para a aprovação da licença de construção da superfície comercial junto à entrada de Mem-Martins em São Carlos (Em frente ao Lidl). Embargou, mas já desembargou e vai mesmo avançar. Como diriam Ivone Silva e Camilo de Oliveira nos mesmos 80s "Viva a crise"

    ResponderEliminar
  3. E essa superficie comercial à entrada de Mem Martins é o tão falado (há anos) Jumbo?

    ResponderEliminar
  4. Estou suficientemente surpreendido por, há coisa de uns meses, me ter deslocado ao centro das urgências provisório perto de S. Carlos e de ter passado por um certo Departamento de Espaços Verdes da CM Sintra. Pensei para mim mesmo: ora aqui é que está uma boa forma de pouparem uns euros, eliminando este serviço, pois não existem espaços verdes nesta terra. Nenhum. Não há nenhum. Canteiros não contam. Quando se referem a comercio/serviços, é apenas uma maneira pomposa de dizer que vão construir ali um armazém com tipologia de uso que se enquadra nessa definição, basicamente. Se existir um loteamento aprovado naquela zona (coisa que tem de existir, já que vergonhosamente não parece haver nenhum PU nem nenhum PP nesta freguesia, mas em Sintra tudo é possível!) gostava de saber como conseguem fazer loteamentos sem cedências ou espaços verdes com a dimensão que a urbanização da cavaleira tem. Enfim... Devem haver inumeras ilegalidades nessas urbanizações.

    ResponderEliminar
  5. Estou muito contente. Algueirao Novo tem muitos moradores, precisamos de variedade. E da maneira que nao tenho que deslocar para mem martins sempre que queira algo diferencial.
    Eu ja resido a praticamente 14 anos e acompanhei o crescimento da Cavaleira, em que a anos atras nao passava de mato, pouca população.
    Com tanto espaço verde ao pe da urbanizaçao das serralheiras e coopalme deveriam fazer um parque desportivo como existe em queluz belas, já esta na hora de nos proporcionarem um local decente com circuitos, a saude e muito importante. Correr pelos passeios e pelas estradas tornam a pratica menos segura.

    ResponderEliminar
  6. por favor ja chega de betão o povo quer é verde , que saudades que eu tenho de ir para o lourel a pe pelo mato da cavaleira ou das crossadas que o pessoal fazia ate são pedro , quando ainda não havia o ic16 , tenho 33 anos e sempre morei em algueirão_mem-martins e é com muita angustia que vejo desaparecer a grande velocidade a terra onde nasci.

    ResponderEliminar
  7. gostaria e perguntar e porque estou interessada e, abrir um espaço comercial na cavaleira de que gostariam de ter as pessoas que aqui vivem, reparei que existe muitos cafés ,cabeleireiros supermercados mas mais nada.....gostaria tanbem de saber quantas pessoas vivem na cavaleira obrigado

    ResponderEliminar