Tempo em Algueirão Mem Martins

domingo, 24 de junho de 2012

Largo Ti Saloio - A Luz Eléctrica - Mem Martins

O actual Largo Artur Soares Ribeiro era o centro de "Mem Martins Saloio". Era ponto de encontro, sitio de festas e cegadas.

Hoje em dia é um espaço quase ignorado, mas é um dos locais com mais história da vila. Era designado o "Largo do Ti Saloio", onde ainda hoje existe a Vivenda Soares Ribeiro.

Artur Soares Ribeiro (1895-1985) foi impulsionador da construção da Escola Primária Guerra Junqueiro (tristemente já demolida), o principal elemento da Comissão de Melhoramentos de Mem Martins (1930), sócio fundador do Mem Martins Sport Clube, e mandou construir, por sua própria conta, o chafariz no Largo do Ti Saloio e um bebedouro para animais na Rua do Coudel.

Aqui deixo, um excerto de uma história ocorrida no Largo do Ti Saloio em 1928, retirada do livro "Mem Martins: Retratos" de Zé de Fanares (Sr. Luís Miguel, outro símbolo da vila), que descreve um momento importante na vila.


A Luz Eléctrica

"A Primeira vez que houve um arraial popular em Mem Martins foi pelo São João, no ano de 1928. Organizou-o o Artur Soares Ribeiro - o "Artur Saloio" - e a receita reverteu a favor da construção da escola "Guerra Junqueiro"

O local escolhido foi o largo do Ti Saloio (pai do organizador) e o programa era, deveras, aliciante. Um "sol e dó" de São Pedro mais o "Faneca" asseguravam a parte musical; havia quermesse, tômbola e uma barraca de comes e bebes; e, como entretenimentos; tracção à corda, gincana de bicicletas, corrida de sacos, pau de sebo... o costume!

Mas o grande atractivo do certame era a iluminação. Anunciava o prospecto em letras garrafais: "O recinto das festas encontra-se feericamente iluminado e ornamentado com lâmpadas eléctricas de cores variadas".

- Como!? Como é que pode ser isso se não há electricidade? - era a pergunta que corria de boca em boca.


Claro que os organizadores tinham, como se usa dizer, o trunfo na manga e, na véspera da festa, quando o Manuel Carreiro chegou de Lisboa, onde tinha ido levar um carrego de queijadas, por conta da Gertudes d'Ouressa, desvendou-se o mistério. Em cima da galera vinha um motor. Grande, enorme, com uma ventoinha que fazia lembrar a hélice duma traineira, com tubos e mais tubos, fios, botões, manípulos, manómetros, termómetros, etc... Era um gerador que um engenheiro do Arsenal da Marinha, emprestara ao "Artur Saloio".

Durante o resto do dia foi um corrupio de gente para ver, de perto o "aparelho". Os mais entendidos apreciavam-lhe os cilindros, calculavam-lhe os cavalos e alguns, mais curiosos, tentavam até adivinhar como é que aquilo fabricava electricidade. Os outros, os que não percebiam patavina do assunto, olhavam para aquela "mánica" como um boi para um palácio.

Ao lusco-fusco experimentou-se a instalação do arraial. Foi um momento histórico: naquela amena noite de Junho viu-se pela primeira vez a luz eléctrica em Mem Martins!



No dia da festa era gente e mais gente. Todos de nariz no ar a olharem para as lâmpadas das mais variadas cores, penduradas nos fios e a imaginarem o efeito que fariam depois de acesas. 

Quando, à noite, se conseguiu (á terceira tentativa) pôr aquela bizarma a trabalhar e se ligaram as luzes ouviu-se um uníssono "ah!" de espanto e vários vivas ao "Artur Saloio"

O deslumbramento, no entanto, durou pouco tempo. O motor conforme foi aquecendo foi aumentando de trepidação e, às tantas, nada nem ninguém o conseguiu segurar...

(...)

Com grande mágoa do Soares Ribeiro a festa continuou até ás tantas da madrugada, mas... à luz do petróleo...."

(...)


9 comentários:

  1. Muito bonito! Retratos daquilo que já foi uma vila Saloia....

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho 39 anos e ainda saltei às fogueiras no largo. Era um tempo engraçado de tradições que se vão perdendo. É pena!

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante do que li e não posso deixar aqui expresso as saudades de outros tempos. Nasci em Lisboa e vim morar para Mem Martins em 1938 e até hoje, felizmente, por cá vou estando. Conheci o Sr. Artur Soares Ribeiro, pessoa com quem o meu pai negociou a compra de um terreno e onde fez a sua casa. Conheci o Ti Faneca e a sua concertina. Ainda dancei em alguns bailaricos ao som da sua concertina.

    ResponderEliminar
  4. Mais um excelente trabalho de investigação do Hugo Nicolau! Obrigado Hugo!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Hugo Nicolau, por mais esta história da vila de Alg. Mem Martins que tanto estimado e proteges. Já está na hora de editares um livro com todas estas histórias fantásticas que certamente sao as testemunhas de pessoas mais antigas da terra. Forte abraço do Célio

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Hugo Nicolau, por mais esta história da vila de Alg. Mem Martins que tanto estimado e proteges. Já está na hora de editares um livro com todas estas histórias fantásticas que certamente sao as testemunhas de pessoas mais antigas da terra. Forte abraço do Célio

    ResponderEliminar
  7. A casa dos meus avós na 2a foto. Como é bom saber mais sobre a freguesia onde eu nasci e cresci.

    ResponderEliminar
  8. Alguem aqui conheceu o Sr.Manuel Inácio António Morgado que nos anos de 1972 a 1975/6 explorava o restaurante deste Largo Artur Soares Ribeiro (conhecido também como Largo do Chafariz?vivi ali em criança e gostaria muito de saber coisas acerca deste local.

    ResponderEliminar