16/05/2015

Incêndio no 'Lar Coração de Maria' em 1999


Pelas 00h43m do dia 15 de Maio de 1999 era recebido na central de comunicações do Corpo de Bombeiros um pedido de socorro para um Incêndio no Lar de idosos Sagrado coração de Maria em Mem Martins.
O Incêndio que teve inicio na sala de convívio do piso superior (sótão com aguas furtadas) da moradia de 2 pisos propagou-se rapidamente à cobertura do telhado tendo encurralado 10 dos 20 residentes do lar que se encontravam nesse piso, a maioria acamados.

Oito dos idosos acabaram por falecer no local e 3 feridos foram transportados para o Hospital Fernando da Fonseca, sendo que 2 os mais graves foram posteriormente transferidos para o Hospital de são José em Lisboa.
Os restantes 9 idosos sem ferimentos, foram transportados e acolhidos temporariamente no Quartel dos Bombeiros voluntários de Algueirão - Mem Martins, onde pernoitaram numa camarata improvisada até serem transferidos para outro Lar em São Pedro de Sintra.
Estiveram envolvidos no Teatro de operações 12 Corpos de Bombeiros, 92 Bombeiros e 30 Veículos.
Compareceram também no local diversas entidades incluindo o INEM, a GNR, Elementos do Governo, autarcas e elementos do então Serviço Nacional de Bombeiros e do Serviço Nacional de Protecção Civil.
O Lar não voltou a abrir portas e hoje o espaço encontra-se abandonado, alguns familiares das vitimas levaram o caso do Incêndio a tribunal.
Texto: Mário Cinco-Reis
Colaboração: Comandante Manuel Sousa

Fontes: - Arquivo BVAMM, Jornais: Publico, Correio da Manhã, 24 horas, Jornal de Noticias, Comercio do Porto e Diário de Noticias ( edições de 16 de Maio de 1999)
Videos RTP

2 comentários: