Tempo em Algueirão Mem Martins
sexta-feira, 29 de junho de 2012
terça-feira, 26 de junho de 2012
Comércio no Centro de Mem Martins
Noutros tempos (1941), a abertura de lojas no centro de Mem Martins eram noticias de jornal, e motivo de orgulho para a população.
Na esquina da "Estrada de Mem Martins" com a "Avenida Chaby Pinheiro", foi inaugurado em 1941 o "Café Baribomba", e foi sem duvida um espaço importante para o desenvolvimento da localidade. Foi ponto de encontro da população, e dos tradicionais veraneantes que vinham passar as suas férias de Verão, em Algueirão Mem Martins, aproveitando o conforto da aldeia e o ar da serra.
Mais tarde, no mesmo espaço abriu um dos melhores restaurantes de Mem Martins, o "Restaurante Chaby", que era sem duvida um restaurante de qualidade, e encerrou no final do ano passado.
Noticia do "Jornal de Sintra" em 1941
"No passado domingo inaugurou-se nesta localidade um novo estabelecimento, propriedade do Sr.João Cunha.
É o "Café Baribomba" instalado em belo edifício fronteiro ao Cine-Mem Martins.
O primeiro dia de existência do novo estabelecimento decorreu num ambiente de franca alegria; mesas cheias, cálices que se enchem de "Porto" e se despejam quase sem dar por isso, tão animada está a conversa! Aqui joga se "dominó"; ali, são as pedras do "gamão" que são manejadas com destresa. No conhecido "négus" disputa-se rija partida, ao som duma "rumba" transmita pela Emissora Nacional.
Não chegamos a saber quais os que ganham ou os que perdem, segundo parece, tanto uns como outros sabem tão bem ganhar como perder. É tudo boa gente; são todos amigos!... (...)
Notámos com curiosidades e satisfação que entre a numerosa clientela encontrava-se alguns veraneantes de 1940 que nos fizeram recordar os belos dias que passaram em Algueirão Mem Martins no ultimo verão. E para nós bastante lisonjeiro e agradável a sua presença na nossa terra no dia em que ela dá mais um passo em frente no caminho que a conduzirá ao progresso a que tem absoluto direito e para a qual continuará trabalhando. (...)
No novo estabelecimento, além da secção de pastelaria e jogos, encontra-se belíssimo café vendido à chávena, feito em moderníssima máquina, e a peso; vinhos generosos e de mesa, licores, águas minerais e de mesa, etc.
Outro melhoramento é a bomba abastecedora de gasolina que aqui se encontra, e bastante falta fazia. Ao Sr. João Cunha apresentamos os nossos parabéns e os nossos desejos de prosperidade""
Hoje em dia, as noticias são outras, e basta desfolhar o jornal regional "Correio de Sintra" na pagina nº2 (edição nº45 - de 21Jun a 5Jul de 2012)...
No mesmo espaço do antigo "Chaby" ou da antiga "Baribomba", abriu esta semana, mais uma loja chinesa... sim, mais uma... mais roupa baratuxa, mais produtos de plástico e no ar sempre aquele cheiro característico, acompanhado pelo sotaque tipico e pelo "obligado"...
São mesmo "Sinais dos Tempos"... Para onde caminhamos???
![]() |
| foto no dia 26Jun2012 |
![]() |
| foto no dia 26Jun201 |
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Antigos Jornais de Algueirão Mem Martins
O "Boletim 921" surgiu em 1986 e foi publicado até Outubro de 1989.
Era um jornal da freguesia, e este nome devia-se aos 3 primeiros de todos os números de telefone da vila.
Mais tarde, com o aumento da população, e como a generalização dos telefones por toda a população, para além do "921", os telefones da Vila também passaram a ter como iniciais o "922" e o "926".
Após a extinção do "Boletim 921", surgiu em Março de 1990, o mensário "Vila Saloia"
Já em Novembro de 1983 tinha surgido "A Gazeta de Mem Martins"
O tempo passou, a população cresceu... e hoje, a vila não tem nenhum jornal exclusivo...
domingo, 24 de junho de 2012
Largo Ti Saloio - A Luz Eléctrica - Mem Martins
O actual Largo Artur Soares Ribeiro era o centro de "Mem Martins Saloio". Era ponto de encontro, sitio de festas e cegadas.
Hoje em dia é um espaço quase ignorado, mas é um dos locais com mais história da vila. Era designado o "Largo do Ti Saloio", onde ainda hoje existe a Vivenda Soares Ribeiro.
Artur Soares Ribeiro (1895-1985) foi impulsionador da construção da Escola Primária Guerra Junqueiro (tristemente já demolida), o principal elemento da Comissão de Melhoramentos de Mem Martins (1930), sócio fundador do Mem Martins Sport Clube, e mandou construir, por sua própria conta, o chafariz no Largo do Ti Saloio e um bebedouro para animais na Rua do Coudel.
Aqui deixo, um excerto de uma história ocorrida no Largo do Ti Saloio em 1928, retirada do livro "Mem Martins: Retratos" de Zé de Fanares (Sr. Luís Miguel, outro símbolo da vila), que descreve um momento importante na vila.
A Luz Eléctrica
A Luz Eléctrica
"A Primeira vez que houve um arraial popular em Mem Martins foi pelo São João, no ano de 1928. Organizou-o o Artur Soares Ribeiro - o "Artur Saloio" - e a receita reverteu a favor da construção da escola "Guerra Junqueiro"
O local escolhido foi o largo do Ti Saloio (pai do organizador) e o programa era, deveras, aliciante. Um "sol e dó" de São Pedro mais o "Faneca" asseguravam a parte musical; havia quermesse, tômbola e uma barraca de comes e bebes; e, como entretenimentos; tracção à corda, gincana de bicicletas, corrida de sacos, pau de sebo... o costume!
Mas o grande atractivo do certame era a iluminação. Anunciava o prospecto em letras garrafais: "O recinto das festas encontra-se feericamente iluminado e ornamentado com lâmpadas eléctricas de cores variadas".
- Como!? Como é que pode ser isso se não há electricidade? - era a pergunta que corria de boca em boca.
Claro que os organizadores tinham, como se usa dizer, o trunfo na manga e, na véspera da festa, quando o Manuel Carreiro chegou de Lisboa, onde tinha ido levar um carrego de queijadas, por conta da Gertudes d'Ouressa, desvendou-se o mistério. Em cima da galera vinha um motor. Grande, enorme, com uma ventoinha que fazia lembrar a hélice duma traineira, com tubos e mais tubos, fios, botões, manípulos, manómetros, termómetros, etc... Era um gerador que um engenheiro do Arsenal da Marinha, emprestara ao "Artur Saloio".
Durante o resto do dia foi um corrupio de gente para ver, de perto o "aparelho". Os mais entendidos apreciavam-lhe os cilindros, calculavam-lhe os cavalos e alguns, mais curiosos, tentavam até adivinhar como é que aquilo fabricava electricidade. Os outros, os que não percebiam patavina do assunto, olhavam para aquela "mánica" como um boi para um palácio.
Ao lusco-fusco experimentou-se a instalação do arraial. Foi um momento histórico: naquela amena noite de Junho viu-se pela primeira vez a luz eléctrica em Mem Martins!
No dia da festa era gente e mais gente. Todos de nariz no ar a olharem para as lâmpadas das mais variadas cores, penduradas nos fios e a imaginarem o efeito que fariam depois de acesas.
Quando, à noite, se conseguiu (á terceira tentativa) pôr aquela bizarma a trabalhar e se ligaram as luzes ouviu-se um uníssono "ah!" de espanto e vários vivas ao "Artur Saloio"
O deslumbramento, no entanto, durou pouco tempo. O motor conforme foi aquecendo foi aumentando de trepidação e, às tantas, nada nem ninguém o conseguiu segurar...
Com grande mágoa do Soares Ribeiro a festa continuou até ás tantas da madrugada, mas... à luz do petróleo...."
quinta-feira, 21 de junho de 2012
I Torneio Minibasquete - GDEMAM
O
Minibasket do Grupo Desportivo Escola Maria Alberta Menéres vai terminar a sua
época com um grande convívio organizado em parceria com a Decathlon
Sintra.
O 1º Torneio Minibasket GDEMAM / Decathlon
Sintra realiza-se dia 23 de Junho, das 15 às 19 horas, nos campos de
basquetebol da Decathlon Sintra.
Serão
mais de 100 jovens dos 6 aos 12 anos a jogar basquetebol, num ambiente
de festa e grande desportivismo.
Não
percam esta grande festa !!!
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Arraial dos Santos Populares - Escoteiros de Algueirão Mem Martins
O Grupo 82 da Associação de Escoteiros de
Portugal (AEP) vai realizar um arraial dedicado aos Santos
Populares que se celebram nesta altura.
O arraial dos Santos Populares será no próximo dia 16 de Junho (Sábado) às 19h00 na sede do Grupo 82.
Será um evento com muitos comes e bebes - febras, sardinhas, sumos, bolos -, com música de baile, manjericos e muita muita diversão.
A sede dos escoteiros de Algueirão - Mem Martins situa-se na Rua Dr. Sousa Martins, nº 11, Mem Martins - Fica no bairro de São Carlos junto à escola de condução D. Afonso V e à farmácia Fidalgo.
O arraial dos Santos Populares será no próximo dia 16 de Junho (Sábado) às 19h00 na sede do Grupo 82.
Será um evento com muitos comes e bebes - febras, sardinhas, sumos, bolos -, com música de baile, manjericos e muita muita diversão.
A sede dos escoteiros de Algueirão - Mem Martins situa-se na Rua Dr. Sousa Martins, nº 11, Mem Martins - Fica no bairro de São Carlos junto à escola de condução D. Afonso V e à farmácia Fidalgo.
Todos os moradores de Algueirão-Mem Martins (e respectivos amigos) estão
convidados a aparecer, a se divertir e a sentir o espirito escotista. :)
O evento do facebook encontra-se aqui: http://www.facebook.com/events/304839586276217/
Como membro pertencente da AEP, o Grupo 82 tem como missão educar os jovens de Algueirão-Mem Martins para desempenharem um papel activo na sociedade.
O evento do facebook encontra-se aqui: http://www.facebook.com/events/304839586276217/
Como membro pertencente da AEP, o Grupo 82 tem como missão educar os jovens de Algueirão-Mem Martins para desempenharem um papel activo na sociedade.
O Grupo 82 (tal como quase 100% do escotismo mundial) é formado por voluntários que seguem um ideial, o ideial de Baden Powell (fundador do escotismo) que um dia disse "Deixa o Mundo um pouco melhor do que o encontraste".
O ano de 2012 é o ano de celebração dos 30 anos do Grupo 82. Como tal queremos celebrá-lo da melhor forma junto dos amigos, da familia e da comunidade que o ajudou a crescer, tornando-o um dos grupos com maiores efectivos em Portugal (85 elementos).
Mais informaçoes e muitas imagens dos nossos acampamentos e actividades (Madeira, Açores, Pirineus, Escócia, Gerês....) na nossa página do facebook:
http://www.facebook.com/escoteiros82
domingo, 10 de junho de 2012
Comboios Linha de Sintra - Anos 70 (video)
Achei este vídeo muito interessante, onde se consegue ter uma ideia da Linha de Sintra nos anos 70, com os comboios a circularem com as portas abertas, e as multidões nas estações.
É possível ver a antiga estação do Cacém e a chegada do comboio ao terminal do Rossio.
É curiosa a forma com é abordada a criação das cidades dormitório, em redor de Lisboa... são 3 minutos muito interessantes...
quinta-feira, 7 de junho de 2012
Cercitop - Empreendedorismo Social
A Cercitop é uma organização que apoia crianças com necessidades
educativas especiais no concelho de Sintra. Cotaram-se na bolsa de
valores sociais com o objetivo de angariarem dinheiro para comprar uma
carrinha que vá junto das famílias e ajude quem não pode pagar estes
tratamentos aos filhos.
Veja a reportagem e apoie esta causa
Organização em Algueirão - Mem Martins
* Centro de Apoio a Dependentes
* Serviço de Intervenção e Apoio a Crianças
* Centro de Promoção de Autonomia e Reabilitação
* Serviço de Intervenção Precoce
Rua Adelino Amaro da Costa 14, Loja - Ouressa
Mem Martins
* Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Algueirão
* Centro de Apoio Domiciliario
Rua dos Recreios Desportivos do Algueirão
Algueirão Velho
* Residência do Casal da Mata
* Centro de Actividades Ocupacionais
Estrada do Telhal
Casal da Mata
quarta-feira, 6 de junho de 2012
SIC - Saúde de Armanda Monteiro Leite
Hoje (06/06/2012) no programa “Querida Julia” na SIC, Hernâni Carvalho
comentou a recentes noticias sobre o estado de saúde de Armanda Monteiro Leite,
a jovem residente em Algueirão, que seguia com Angélico Viera, no automóvel que
se despistou, e ditou a morte do jovem actor/cantor.
A noticias são bastante animadora…
sexta-feira, 1 de junho de 2012
ANIMAESCOLA 2012
Gosto disto... sentir a freguesia viva, activa...
A Junta de Freguesia irá realizar na Quinta de Santa Teresinha, das 10h às 18h, o AnimaEscola 2012.
Esta primeira mostra das escolas e entidades existentes em Algueirão-Mem Martins, terá diáriamente espetáculos musicais, animação de rua, workshop's de pintura e Hip Hop, demonstrações de boxe, musculação, krav maga e kickboxing, pinturas faciais, terérés, pipocas, algodão doce.... e muita animação.
Esta primeira mostra das escolas e entidades existentes em Algueirão-Mem Martins, terá diáriamente espetáculos musicais, animação de rua, workshop's de pintura e Hip Hop, demonstrações de boxe, musculação, krav maga e kickboxing, pinturas faciais, terérés, pipocas, algodão doce.... e muita animação.
Fonte: Site Junta Freguesia
Iniciativa integrada na comemoração dos 50 anos da Freguesia e no Programa 'A Floresta, a Água e a Juventude'
Por motivo de chuva os espetáculos poderão ser adiados.
Gorila em Lisboa (video)
Video no Bairro Alto
Video no Chiado
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Votação - Novo Header do Blog
E pronto, terminou o prazo para o envio de propostas para o novo header deste blog.
Recebi 8 propostas que vão ficar em votação até ao próximo dia 17 de Junho.
Abaixo encontram-se todas as propostas, sem a identificação do seu autor, de forma a não condicionar a votação.
Assim, peço a todos os leitores deste blog, que deixem o seu voto de forma consciente, com o objectivo de escolher a melhor opção, para tentar melhorar o aspecto gráfico deste espaço.
Relembro que o vencedor será premiado com um bolo "Perfeito de Chocolate", na Pastelaria "Tulipa Dourada", na Rua de Fanares, em Mem Martins.
ESCOLHE O MELHOR...
(olha para cada proposta, e imagina que está no topo da pagina)
(olha para cada proposta, e imagina que está no topo da pagina)
------------
Proposta 1
------------
Proposta 2
------------
Proposta 3
-------------
Proposta 4
------------
Proposta 5
Proposta 6
------------
Proposta 7
------------
Proposta 8
------------
quarta-feira, 30 de maio de 2012
Faleceu o Padre Suzano
Faleceu o Padre Suzano!
O segundo prior da paroquia do Algueirão!
O Funeral será amanhã, dia 31 de Maio, pelas 12h00 em Turquel - Benedita.
O seu corpo foi encontrado sem vida e segundo uma primeira observação médica, terá falecido há pelo menos 2 semanas.
![]() |
| Padre Suzano na Igreja do Algueirão - 1978 (no meu baptizado) |
Noticia Jornal Noticias (clica)
Um idoso que vivia sozinho foi, esta terça-feira, encontrado morto em
casa na localidade da Ota, concelho de Alenquer, disse fonte da GNR,
adiantando que o corpo estava em "avançado estado de decomposição".
A mesma fonte indicou à agência Lusa que, depois de ter sido alertada
por populares, a GNR entrou na casa do idoso, um padre de 79 anos que
vivia sozinho e que já não era visto pela vizinhança há algum tempo.
No interior da residência, as autoridades policiais depararam-se com o
idoso falecido e o seu corpo já em "avançado estado de decomposição", o
que leva as autoridades a supor que estaria morto há já vários meses.
Em cima, uma foto do Padre Suzano durante o meu baptizado, na Igreja do Algueirão, em 1978.
...foi sem duvida uma referência para a freguesia, que certamente terá marcado bons e maus momentos de muita gente nesta terra... casamentos, baptizados, funerais, etc...
Foi Pároco nesta paróquia durante 16 anos, de 21 de Setembro 1970 a 16 Agosto de 1986
FACTOR & BISPO - Diz-me o que se passa (video)
...mais um trabalho musical com origem em Algueirão-Mem Martins
Factor & Bispo - Diz-me o que se passa
Algueirão está na casa!!!
terça-feira, 29 de maio de 2012
[SIC] Algueirão Velho - Assalto Bomba Gasolina

Assalto a Bomba de Gasolina, no Algueirão Velho, no passado fim de semana
Dois indivíduos munidos de um revólver exigiram a entrega do
dinheiro disponível na caixa da bomba de gasolina e fugiram a pé,
indicou ainda a polícia.
Questionada sobre o valor furtado, a PSP escusou-se a precisar o montante, indicando apenas que "não foi avultado".
O assalto decorreu ainda à luz do dia e com clientes no interior da loja, mas não se verificaram agressões.
A PSP ainda tentou localizar os dois suspeitos, "mas as diligências foram infrutíferas".
Subscrever:
Mensagens (Atom)






























