Com a reportagem emitida na RTP, no passado dia 1 de Outubro, foi noticiado que a União de freguesias de Cascais e Estoril se tinha tornado na maior freguesia de Portugal... mas...
*Comissão Nacional de Eleições (eleitores) União Cascais e Estoril - 56.207 Algueirão Mem Martins - 52.294 *Censos 2011 (nºhabitantes) Algueirão Mem Martins - 66250 hab. União Cascais e Estoril - 35409 + 26397 = 61809 hab. Analisando estes dados, a União de Freguesias de Cascais e Estoril tornou-se na freguesia com mais mais eleitores, mas Algueirão Mem Martins continua a ser a freguesia com mais habitantes de Portugal
Será que com a alteração da presidência da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins, se poderá dar melhor utilização a este espaço? (este espaço também é utilização para formações do "centro de desemprego")
Sete pessoas foram sequestradas por cinco assaltantes armados que invadiram pastelaria
Sete
pessoas foram fechadas por cinco assaltantes armados dentro de uma pastelaria
na Tapada das Mercês, em Sintra, na madrugada de ontem. Foram dez
minutos de terror. Um cliente passou todo este tempo com uma pistola, de
calibre 7,65 mm, colada à nuca. "Ficamos todos quietos para não
haver mortes", contou ao CM Fátima Pina, a proprietária da pastelaria
Tropical.
"Estávamos
a falar e a porta já estava até fechada, pela 01h00. Éramos um grupo de amigos.
E de repente bateram à porta – um deles disse que queria tabaco. Foi quando um
dos clientes abriu a porta. A partir daí começaram a entrar todos, revistaram
todos os clientes, roubaram todo o dinheiro que tinha na caixa registadora e no
final ainda nos trancaram no estabelecimento. Ficámos a tremer",
continua a proprietária.
Da campanha autárquica em Algueirão Mem Martins, destaco uma mini arruada que o primeiro ministro Pedro Passos Coelho realizou na Rua dos Lírios.
Aqui deixo excerto da reportagem da SIC Noticias
Eu tenho 81 anos, nunca vi uma coisa destas em Portugal como agora. E todos os dias vejo a televisão. Não gosto de si, tenho de dizer. Não, não gosto. Tira as pensões, é uma vergonha. A gente fartou-se de trabalhar para ter alguma coisa", protestou Maria do Carmo.
O chefe do executivo PSD/CDS-PP perguntou-lhe qual era o valor da sua pensão. "É 200 e pouco", respondeu a mulher.
"Então, não pode ter sido cortada, foi aumentada", retorquiu Passos Coelho. "Não foi. Não foi aumentada, não", contestou a mulher.
O primeiro-ministro insistiu que "as pensões abaixo de 600 euros foram atualizadas, as pensões mínimas, sociais e rurais foram atualizadas pela inflação".
Depois, quando Maria do Carmo lamentou que "está tudo mais caro: água, luz, o comer", Passos Coelho contrapôs que "os remédios estão mais baratos", mas sem convencer a idosa: "Não me parece".
Maria do Carmo lamentou "a maneira como temos este país" e disse não querer morrer com Portugal assim, como nunca tinha visto.
"A senhora tem razão numa coisa: há muitos anos que o país não passava por uma coisa destas", concordou Passos Coelho, deixando palavras de confiança: "A gente vai conseguir vencer esta situação".
"Não vai, não", recebeu como resposta. "Nem eu acredito nem ninguém pode acreditar numa coisa dessas. Deus queira que sim, tomara eu, gostava".
Hoje quando cheguei de comboio fiquei verdadeira surpreendido, quando vi um candidato à Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins a distribuir pela população um símbolo esquecido de Mem Martins, a queijada.
Adorei a ideia, pois revi-me em algo que defendo à bastante tempo, reavivar símbolos do passado de forma a criar uma marca positiva para Algueirão Mem Martins. Eu próprio já defendi que as festas de Nossa Senhora da Natividade poderiam utilizar a queijada como símbolo...
A Divisão Policial de Sintra (secção PSP de Mem Martins) vai assinalar a abertura do ano letivo com uma iniciativa que decorrerá esta quarta feira, 25 de setembro, no campo do futebol do Mem Martins Sport Clube, situado junto à Quinta do Recanto.
Do programa que tem início às 13.45 h com a recepção dos convidados, fazem parte várias atividades, pinturas faciais, insufláveis, além de demonstrações práticas da PSP com as suas equipas de intervenção rápida e Escola Segura.
A partir das 14 horas a música estará presente com a atuação do Avô Cantigas, Tina T e ainda Artist Glass Spider e a Picolé.
A iniciativa que tem o apoio de várias entidades e empresas locais, termina com a distribuição de lanches a toda a pequenada
A
Associação de Moradores da Tapada das Mercês (AMTM) promove dia 21,
sábado, a partir das 9h, uma acção de limpeza do pinhal envolvente
à Capela da Nossa Sra. das Mercês, uma zona que está "ao abandono e
onde é depositado muito lixo".
Os moradores interessados em colaborar na
organização podem participar amanhã, a partir das 20h, numa das
reuniões de preparação da logística (dúvidas e inscrição
através do email me_chumbinho@hotmail.com. A iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins.
Hoje deu início a
campanha eleitoral para as eleições autárquicas 2013, que se realizam no
dia 29 de Setembro. A população de Algueirão Mem Martins vai escolher o
presidente da Junta de Freguesia para os próximos
4 anos, e desta forma, decidi relembrar quem foi o primeiro presidente
da nossa freguesia, o Dr. Francisco Fernandes (1911-1994).
A sua presidência teve
início em 1963, e teve a duração de dois mandatos. O Dr. Fernandes era
veterinário e foi igualmente o primeiro comandante dos Bombeiros
Voluntários de Algueirão Mem Martins. Ele fixou-se
em Mem Martins em 1947. Viveu numa vivenda que existiu na Rua do
Zambujal.
Faleceu no dia 1 de Junho de 1994, e actualmente existe uma rua com o seu nome em Sacotes.
Aqui deixo o excerto de uma reportagem na RTP, sobre o Colégio Afonso V, em Mem Martins
Abaixo, a informação no site das finanças, sobre a venda de Bens Penhorados, onde se encontra o edifício do colégio(clica em baixo, com acesso directo ao link)
Aqui deixo o registo de uma reportagem emitida na Radio Renascença sobre as eleições autárquicas em Sintra, onde se dá grande destaque à freguesia de Algueirão Mem Martins.
Como sempre, a vila é classificada com uma zona sem qualidades, onde nada melhorou nos últimos anos, a queixa é generalizada... parece que aqui tudo é mau, mas a verdade é que o tempo passa, e não se sente esforço nem dedicação para que imagem da vila melhore...
Reportagem Completa RR (clica) (nota: penso que Algueirão Mem Martins não será a freguesia com maior densidade populacional, mas é certamente a maior freguesia de Portugal, em numero de habitantes)
Em baixo, parte da reportagem sobre Algueirão Mem Martins
Um comerciante da Rua de Fanares em Mem Martins, colocou algumas fotos antigas da vila junto à sua loja. É muito interessante olhar para o passado... RECOMENDO!!!