Tempo em Algueirão Mem Martins

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Mem Martins - Serviço de Urgência Básicas (SUB) na Messa



-->
O novo serviço de Urgências recentemente anunciado pela ministra da Saúde Ana Jorge, será localizado na antiga Fabrica da Messa, na Rua das Eiras, em Mem Martins. Apenas de ainda não estar definido o numero de profissionais de Saúde, já está definido que será equipado como meio de diagnóstico, como por exemplo Analises Clínicas e Raio X, mas no entanto apenas será equipado para realizar pequenas cirurgias.
Esta antiga fabrica de Maquinas de Escrever encontra-se desactivada desde meados dos anos 80, e era uma das empresas mais empregadoras da freguesia. Não existia uma rua da localidade, em que não residisse um trabalhador da Messa.
A história que sempre ouvi contar, diz que a origem da falência desta fábrica residiu nas guerras sindicais do Pós-25 de Abril

Depois desta empresa ter ido à falência, os trabalhadores desempregados, ficaram durante vários anos a aguardar a resposta do problema por parte dos Tribunais.
Depois disso o espaço foi a leilão, tendo ficado na posse da Câmara Municipal de Sintra.
Nestas instalações já se realizou uma Exposição de Actividades Económicas do Concelho, Simulacros de Incêndio e à pouco anos serviu de refugio a um grupo de assaltantes que fugia da Policia, e que deu origem a uma grande intervenção policial.

Actualmente o espaço dos antigos escritórios da Messa, encontra-se instalado um Departamento Municipal e brevemente (até final de Março) será instalada a SUB de Sintra.

Fica aqui a reportagem do que se passou na fabrica da Messa à alguns anos atrás, quando a Policia foi obrigada a intervir, perante dois assaltantes que se refugiaram na fabrica desactivada.

4 comentários:

  1. Para mim havia duas localizações possíveis. Umas era perto da recta da granja, à saída do IC16, ou ao pé do palácio da justiça - o novo tribunal!

    Na Messa? Eu moro lá ao lado... Mas na Messa era preciso era um shoping de esquadras da polícia! :)

    ResponderEliminar
  2. O SUB fica bem no Casal de São José!
    Ali mesmo ao lado do Pega Dodo... Os utentes que se previnam...

    ResponderEliminar
  3. Boas! Eu não disse?!!?!

    LOL Só não acerto no Euromilhoes!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Seja onde for este SUB, espero que seja para melhorar o afluxo enorme de doentes que vao ao Hospital Amadora Sintra. Sou enfermeira na urgencia de lá e vejo com muitos bons olhos a abertura deste serviço. So espero que seja para durar e nao apenas uma medida provisoria.

    ResponderEliminar