Tempo em Algueirão Mem Martins

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Eleição do "Pior Edificio de Algueirão- Mem Martins"

Vou lançar a votação do "Pior Edifício da Vila de Algueirão-Mem Martins".
Recebi algumas sugestões, que foram quase unânimes com as ideias que eu tinha para lançar a votação, sabendo, que existem muitos mais onde impera a má arquitectura, mau urbanismo e o mau gosto estético.

Peço para os votantes terem em consideração factores como:

- Desenquadramento urbanístico.
- Estética do edifício.
- Factor "Pato Bravo"

e algo que serve de reflexão, como o facto, de qual destes edifícios seria o último local onde gostaria de viver.


Aqui ficam os 6 finalistas, cada um com a sua designação:



Opção A - Edifício Presidente
Na Praceta Laura Alves, em S. Carlos.


























Opção B - Edifício Foguete

Na Tapada das Mercês, na Av. Embaixador Aristides Sousa Mendes

























Opção C - Edifício Coopalme

No Algueirão, na Rua Dr. Coutinho Pais
























Opção D - Edifícios Mem Martins Poente
Em Mem Martins, na Rua Domingos da Cunha




















Opção E - Edifício Hospital
Em Mem Martins, na Praceta do Outeiro





















Opção F - Edifício Vigia
Em Mem Martins, na Estrada de Mem Martins




























Fico também a aguardar comentários relativamente a estas construções, ou a outras que penses que fazem falta nesta lista.

9 comentários:

  1. São tão maus que se torna difícil eleger o pior deles todos... Há imensos edifícios de mau gosto na vila, até se torna difícil dizer quais os piores. Penso que os exemplos em causa são os mais marcantes, sobretudo pela sua bruta dimensão. Adicionaria se calhar o conjunto de edfícios em banda que fica na Tapada, na rua Prof. Luis Rui Gomes mesmo em frente à R. Natália Correia. Pesosalmente também acho esse edifício muito mau.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a opinião do "realsaturn". Aqueles edifícios em bandas são bastantes feios, mas talvez me tenha esquecido deles por estares "disfarçados" no meio do betão da Tapada das Mercês

    ResponderEliminar
  3. Votei no Edifício Foguete, cujo nome não poderia estar mais adequado, aquilo foi mesmo um foguete que aterrou ali. Não só é uma aberração enquanto edifício que só por si quase constitui um quarteirão inteiro (nem sei como pode um edifício com tal dimensão de empena ter tantos fogos com as frentes de iluminação de que dispõe...), como remata todo um bairro que resulta da destruição de um pinhal e se situa numa zona completamente transformada em deserto pré-infraestruturado que ameaça levar com outro bairro de mais "Foguetes" em cima. Além disso, tornou-se numa referência que se vê de longe e mancha a paisagem a longa distância, com a sua cobertura azul e recuada que mais relembra uma moradia foleira construída em cima de um prédio. D estruição/demolição de alguma coisa pressupõe que se vai substituir por algo melhor. A aberração da Tapada vai contra uma grande parte dos princípios da prática do bom urbanismo, desde o deitar abaixo uma área com grandes árvores (o pinheiro, que leva anos a crescer até chegar uma buldozer e em poucas horas rebentar com tudo como se fosse lixo), passando pela construção de grande densidade em terreno com topografia imprópria, falta dequalidade estética, funcional e estrutural, e perfeitas deficiências de acessibilidade e estacionamento, equipamentos e espaços verdes, sendo que os que existem foram pensados à posteriori, como os jardins de infância situados nas caves.

    ResponderEliminar
  4. Presidente, até o nome é pretensioso.

    ResponderEliminar
  5. Acho que voto na opção C.

    Sempre esteve previsto um elevador naquele edifício, mas o mesmo nunca passou de uma utopia.

    ResponderEliminar
  6. Pessoalmente não acho que o Edifício Vigia situada na Estrada de Mem Martins possa ser considerado um dos piores edifícios da frequesia. Este não é um "monstro" de grandes dimensões, tem uma estética curiosa e atraente e enquadra-se bem com o espaço em volta visto as pequenas dimensões.

    ResponderEliminar
  7. Porem o edifício presidente nessa lista lol. É só um dos prédio mais emblemáticos de Mem Martins fala-se no prédio e toda a gente sabia onde é que era logo por ai é o símbolo da praceta Laura Alves. Ok arquitectónicamente não tem nada haver com os prédios que estão à volta, mas nesse sentido pior está o prédio amarelo da mesma praceta.

    Na minha opinião talvez os edifícios Mem Martins Poente aquilo foi um fail de construção até porque acho que mal conseguiram vender ali apartamentos e tudo.

    ResponderEliminar
  8. Rua domingos da cunha é uma das piores? Wtf vcs tao bem? Casas enormes com garagem e um pátio para os meninos brincarem ..

    ResponderEliminar