Tempo em Algueirão Mem Martins

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Ópera vai sair à rua em Mem Martins

Largo N. Sr.ª da Natividade – Mem Martins | Mozart (Bythemusic) | 

O grupo “Ópera Viva” homenageia Mozart de uma forma divertida. Com interatividade e excelência musical e artística, este grupo presenteia o público com algumas árias mais emblemáticas do compositor, acompanhados de um quarteto de cordas e Piano. O próprio “Mozart” também estará presente numa encenação divertida em que parece compor os temas que irão ser cantados ao mesmo tempo que vai encenando os próprios cantores. Uma noite à Sec. XVIII com Bodas de Fígaro, Cosi Fan Tutte, O Rapto do Serralho, Don Giovanni, Flauta Mágica, com personagens vestidos a rigor.


Dia 12 julho | 21h30

[Jornal Desportivo] Juniores do MMSC sobem à honra


terça-feira, 4 de junho de 2019

MMSC - Campeão Distrital juniores 2019

PARABÉNS
O 'Mem Martins Sport Club' sagrou-se no passado fim de semana, 'Campeão Distrital de Juniores', na 1ª divisão da AFL


[Correio Manhã] Mulher encontrada carbonizada dentro de carro em Sintra


Uma mulher de 56 anos foi encontrada carbonizada esta terça-feira de madrugada num carro em Algueirão. 

Segundo o Correio da Manhã conseguiu apurar, os bombeiros foram chamados para um incêndio cerca das 3h00 e só encontraram o corpo no veículo após terem extinguido o fogo. A vítima vivia numa casa perto do local do incêndio. 

O primeiro combate às chamas foi feito por populares. Antes do incêndio ter-se-à dado uma explosão, segundo fonte da PJ.

No local estiveram os bombeiros de Algueirão, PSP de Mem Martins e a Polícia Judiciária que já se encontra a investigar. 

segunda-feira, 3 de junho de 2019

[ECO] Hospital CUF Sintra abre portas. Cria mais de 500 empregos

O novo hospital da CUF representa um investimento de 38 milhões de euros. É uma expansão da rede de hospitais e clínicas do grupo, que conta com 18 unidades.

Abre portas ao público nesta segunda-feira o novo Hospital CUF Sintra, que vem substituir a clínica do grupo na cidade. O empreendimento prevê a criação de mais de 500 empregos diretos até 2020, 300 dos quais estão já assegurados na fase de abertura. As novas instalações representam um investimento de 38 milhões de euros.
“Com uma área de cinco mil metros quadrados e dois pisos, o novo hospital dispõe de consultas de mais de 32 especialidades médicas e cirúrgicas, exames, e ainda atendimento médico permanente disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano”, adianta a CUF, em comunicado.
Este investimento é “mais um passo no desenvolvimento e expansão da rede nacional de hospitais e clínicas CUF“, detida pelo grupo José de Mello Saúde, que tem ainda em construção mais uma unidade em Lisboa.
Neste sábado, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo anunciou que não vai renovar o contrato de gestão da PPP do HVFX e propôs à gestora o prolongamento do atual contrato até três anos. A José de Mello Saúde sinalizou que vai analisar a proposta do Executivo. O contrato de vigência da PPP do hospital termina a 31 de maio de 2021 e estava em causa a sua renovação por dez anos.O grupo gere 18 unidades de saúde na rede da CUF, para além de duas em regime de Parceria Público-Privada (PPP). Uma delas no Hospital de Braga, cujo contrato vai chegar ao fim a 31 de agosto, e outra no Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX), que irá também terminar a 31 de maio de 2021.
As PPP estão atualmente em discussão no Parlamento, enquanto se vota a proposta de Lei de Bases da Saúde. PS apresentou propostas de alteração aos pontos que se debruçam sobre as PPP que não as proíbem, embora as condicionem. A votação destes pontos foi adiada por pedido do PCP.

sexta-feira, 31 de maio de 2019

[Correio Sintra] CUF Sintra começa a funcionar nas novas instalações .


A CUF já começou a informar os seus clientes que, a partir de 2.ª feira, os seus serviços começam a ser prestados nas novas instalações - na antiga Schering (em frente ao Hotel Ibis e junto ao IC19). 

A abertura das restantes valências hospitalares irá ser faseada, até 2020. O Hospital CUF Sintra representa um investimento de 30 milhões de euros e vai gerar 345 postos de trabalho diretos. O projeto foi apresentado no dia 4 de julho de 2017, no Museu das Artes de Sintra.


segunda-feira, 27 de maio de 2019

sábado, 25 de maio de 2019

'Elefante de Papel' - O Pedro

Pedro Bispo tem 26 anos mas percebemos-lhe uma maturidade inesperada e também uma calma bonita de quem já percebeu algumas coisas importantes da vida.
Foi uma das entrevistas que mais gostei de fazer no Elefante de Papel porque o Pedro reponde a todas as perguntas com uma pureza e honestidade raras.
Leiam mais em https://www.elefantedepapel.pt/o-pedro/


Teatro: 'Filha da Mãe'


Em parceria com o Mem Martins Sport Clube e com o apoio da Junta de Freguesia de Algueirão – Mem Martins, convidamos todos os nossos Sócios e Amigos a virem assistir a esta espetacular comédia musical, com as atrizes Paula Marcelo e Marisa Carvalho!

Mais informações em:
http://motardsdoocidente.pt/event/filha-da-mae-comedia-musical/

Garantimos uma noite memorável e cheia de boa disposição! Não faltem!

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Feira das Culturas em Ouressa


Escola Básia 2/3 de Ferreira de Castro, em Ouressa, recebeu a Feira das Culturas, com várias oficinas e entretenimento para os mais pequenos.

Foi no dia 24 de maio que realizou-se a Feira das Culturas. Um evento em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, a Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins e o Ministério da Educação.

Porque esta é a maior freguesia da Europa e onde existe um dos maiores aglomerados de diferentes culturas, esta feira veio mostrar que o que nos torna diferentes é também aquilo que nos une.

Com a presença da secretária de estado da Educação, Alexandra Leitão, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, Rui Pereira, das 10 às 18 horas, houve desfiles de trajes e bandeiras do mundo; exposições e muito mais.

A iniciativa juntou alunos e pais de várias zonas da freguesia e houve de tudo um pouco para mostrar o que caracteriza as várias culturas do mundo. Desde exposições, a jogos e atividades lúdicas, tudo foi feito a pensar em mostrar o que é tradicional em cada país. Viram-se danças e músicas de vários locais; assim como artesanato e um espaço com “sabores do mundo”.

No fim foi feito ainda um piquenique conjunto, num momento de confraternização entre as várias culturas presentes nesta feira.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Feira celebra tradição portuguesa


O Largo Joaquim Rodrigues, no Algueirão, recebeu nos dias 24 e 25 de maio, a “Festa Saloia”. Um Festival de Folclore que durante o fim de semana animou aqueles que não dispensam esta arte portuguesa.

Ao longo dos dois dias passaram pela festa grupos como o habitual Rancho Folclórico e Etnográfico “As Mondadeiras do Algueirão” que recebeu ao longo da festa diversos grupos amigos que vieram de várias zonas do país.

O Grupo Folclórico Juvenil de Oliveira do Sul (de S. Pedro do Sul) veio mostrar que não são apenas os mais crescidos que aderem a esta arte portuguesa, mas que os jovens também podem sim, divertir-se e preservar o que de melhor se faz em Portugal.

De Santarém, o Grupo Danças e Cantares Ribatejanos veio também alegrar os visitantes, com música, danças e cânticos desta zona do país. Do Minho, o Rancho Folclórico “Florinhas do Minho” trouxe a sua identidade ao peito e mostraram com orgulho, a riqueza nas suas danças, no trajar e no cantar.  Dança e animação numa festa típica portuguesa que mantém a tradição aquilo que se faz de melhor em Portugal.
Além do folclore o recinto do Largo Joaquim Rodrigues teve, como já é habitual nas festas da região, espaço para os comerciantes locais que expunham os seus produtos, cantinho da restauração e ainda muita diversão a pensar nos mais pequenos.
Uma festa que já é uma tradição no Algueirão e que traz ao peito o orgulho do folclore que é património histórico e cultural imaterial, desde abril deste ano.

segunda-feira, 6 de maio de 2019

[Público] Nova Mesquita na Tapada das Mercês

Era “uma necessidade”. Na Tapada das Mercês até há pouco mais de uma década “não havia nada” nem ninguém para ajudar os miúdos que regressavam da escola com os trabalhos de casa para fazer. Os pais, oriundos da Guiné Conacri, de Moçambique, do Senegal, que tinham imigrado para Portugal à procura de uma vida melhor, não os conseguiam ajudar. Foram eles que ajudaram a construir esta parte do concelho de Sintra — longe do bilhete-postal que é a vila de Sintra— que de aldeia passou a selva de betão. 

Estávamos em 2007 quando um grupo de “pessoas de vários países e culturas” se juntou para criar, não só um espaço de oração, mas um espaço onde se pudessem partilhar experiências, melhorar a integração dos imigrantes e, ao mesmo tempo, se promovesse o conhecimento e valorização das culturas dos seus países, e da religião islâmica. 

Em Agosto desse ano seria erguido o primeiro pilar da Comunidade Islâmica da Tapada das Mercês e Mem-Martins: uma mesquita que, ainda que fosse improvisada, se tornou espaço de culto para aquela comunidade. Até aos dias de hoje, a mesquita funciona numa garagem, onde os crentes fazem o seu culto. Se tudo correr como o previsto, a comunidade islâmica da Tapada das Mercês terá, no início do próximo ano, um local de oração mais digno, assim como um grande centro de apoio à comunidade local, que está a ser construído num terreno cedido pela autarquia.

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Vale de Porcas

Por artes mágicas com pozinhos perlim-pim-pim e tudo, o que antes se chamava “Vale de Porcas” ou “Vale Porcas” sem “de”, virou “Vale Flores”. A origem do primeiro nome tem a ver com a existência de muitas cortes suínas de que até a realeza se recorria para abastecer as despensas e as salgadeiras dos Palácios da Vila e da Pena e, também, o de Queluz, desde a época dos desvarios de Carlota Joaquina que consorte rainha se tornou quando o regente D. João foi Rei com o número VI.
Este “Vale”, agora “Flores” e antes “Porcas”, corresponde à parte antiga com entrada por Ranholas ou Chão de Meninos, na banda de cima do A 16. Do lado de Mem Martins, fica então a parte nova de “Vale Flores” que nunca chegou a ser “Vale Porcas” e, antes, “Chancuda” e “Casal da Charneca”.
Extraído dos textos “Abrunheira, Terra com História” de Silvestre Félix, publicados no extinto blogue “Aldeia Viva” durante 2007 e 2008.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

terça-feira, 30 de abril de 2019

SMAS de Sintra investem seis milhões de euros em Algueirão – Mem Martins

No âmbito das Presidências Abertas efetuadas pelas freguesias do concelho, Basílio Horta visitou esta segunda-feira a Freguesia de Algueirão – Mem Martins, onde foi apresentado um plano de investimentos globais do SMAS de Sintra no valor de seis milhões de euros.

Foi também assinado o auto de consignação que inicia a empreitada de remodelação da rede de drenagem de águas pluviais na bacia da Rua do Coudel, em Mem-Martins, no valor de 405 mil euros.

Esta obra irá melhorar a resposta do sistema de drenagem, uma vez que a zona envolvente é fortemente impermeabilizada e plana, condicionando as soluções convencionais de drenagem através de coletores. Será remodelado e beneficiado o sistema de drenagem pluvial existente, de forma a aumentar a capacidade de transporte, minorando a ocorrência de inundações. 

“Esta era uma obra há muito solicitada pela população, a necessidade de intervenção nas redes de distribuição de água surge devido à inadequação das redes existentes, ao elevado número de roturas, aos incómodos e prejuízos causados à população e na qualidade do serviço prestado às populações residentes”, afirmou Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra.


Durante a reunião de trabalho foi apresentado o projeto já adjudicado de construção de um ecocentro. Os ecocentros são recintos fechados onde se pode depositar tudo aquilo que se coloca num ecoponto, bem como todos os resíduos de características diferentes ou de grandes dimensões, que combatem a deposição ilegal de resíduos e aumenta as recolhas seletivas, num investimento de 600 mil euros.
Basílio Horta considera que “o ecocentro vem dar resposta às várias solicitações para recolha e deposição de materiais que não devem ser colocados no contentor indiferenciado”.

Abrangendo cerca 13 mil 360 habitantes, está em concurso a remodelação da rede de distribuição com origem no reservatório de Ouressa, em que serão remodeladas as redes de abastecimento e ramais, substituindo as redes antigas em fibrocimento, com elevado número de roturas, por condutas em PEAD ou PVC, pelo valor de 1 milhão e 325 mil euros.

Também em curso está a construção da ciclovia e remodelação de redes de águas no Algueirão, substituindo as redes antigas em fibrocimento, com elevadas ocorrências de roturas, por novas, num investimento de três milhões de euros. Este é um concurso lançado em conjunto com a autarquia, assegurando a coordenação na execução dos trabalhos de remodelação das infraestruturas e a obra de construção da ciclovia. 

Já concluída está a reabilitação estrutural do reservatório das Mercês Novo, com reabilitação e reforço estrutural das duas células e câmara de manobras do reservatório, estratégicos para o abastecimento de água ao município, no valor de 569 mil euros.

A remodelação da câmara de manobras, e trabalhos de conservação e beneficiação dos reservatórios apoiado e elevado da Cavaleira, num investimento de 395 mil euros também já se encontra concluída.

Assim, na União de Freguesias Algueirão – Mem Martins foi apresentado o plano de investimentos que totaliza seis milhões de euros.

domingo, 21 de abril de 2019

Ocaso Épico (video)

A garagem do Farinha no Algueirão, era o espaço de ensaio da banda 'Ocaso Épico'. 

Os Ocaso Épico foram uma banda portuguesa de rock alternativo formada em 1981 por Farinha (nome artístico de Carlos Cordeiro), Alberto Garcia, Anabela Duarte, Ricardo Camacho e Rui Magalhães.

O primeiro tema que editam é Memórias, gravado em 19 de Outubro de 1984, que é incluído na compilação Ao Vivo No Rock Rendez-Vous em 1984 com o título Intro

O programa de rádio "Som da Frente", de António Sérgio, considera-os como a melhor banda ao vivo de 1984, em conjunto com os GNR



Nascido em 1957, Farinha estudou engenharia no Instituto Superior Técnico, cedo integrando múltiplas actividades artísticas, de onde se destaca o ter tocado gaita de foles e stylofone num grupo de música popular. Estudou guitarra, flauta e voz no Hot Clube e fez teatro no Centro Cultural Roque Gameiro e circo no Chapitô (chegando a apresentar peças de teatro no Teatro da Comuna com este grupo num espectáculo de teatro-circo de Henrique Tenreiro). A sua produção teatral rendeu-lhe o primeiro sintetizador, comprado com dinheiro que fez de um espectáculo. Paralelamente a estas actividades perfomáticas, foi sempre praticando e interiorizando filosofia oriental. 

Em 1976, fez yoga no Centro Tibetano da Ogian Centre e, em 1980, estudou filosofia yin-yang no Instituto Kuchi. Mas foi na música que a sua influência  foi mais marcante e a sua actividade mais continuada. O seu primeiro grupo de pop-rock surge em 1980 e chamava-se "WC", integrando elementos como Anabela Duarte e Manuel Machado, companheiros também de grupos posteriores, e onde explora a guitarra, a flauta e a voz.
Em 1981, forma os emblemáticos "Ocaso Épico", que marcaram inequivocamente a música pop dos anos 80. Ligados para sempre ao apogeu do Rock Rendez-Vous, foram uma das bandas que mais actuações ao vivo realizou naquela mítica sala de concertos. 

Em 1988, lançaram o disco "Muito Obrigado", editado pela Dansa do Som. Todas as letras e músicas foram compostas pelo Farinha e os músicos que participaram foram : Pedro Barrento, Rui Moreita, Zé Nabo, Alberto Garcia, Rui Fingers, Ricardo Camacho e José Carrapato, e com a colaboração de Mário Guia na gravação. 
(texto do jornal Público publicado por ocasião do falecimento de Farinha Master)


segunda-feira, 8 de abril de 2019

Encontro para Cuidadores Informais

ENCONTRO PARA CUIDADORES INFORMAIS VAI DECORRER SÁBADO NO ALGUEIRÃO
O papel dos Cuidadores Informais continua a ser motivo de reflexão e chegou às agendas da classe politica com o Governo a mostrar interesse na criação de um conjunto de medidas , nomeadamente:
• Aconselhamento, informação e orientação, tendo em conta os direitos e responsabilidades
do cuidador informal e da pessoa cuidada, por parte dos serviços competentes da Segurança Social

• Referenciação no âmbito da RNCCI ( Rede Nacional de Cuidados Continuados Informais ) para o descanso do cuidador
• Encaminhamento da pessoa cuidada para serviços e estabelecimentos de apoio social, designadamente
ERPI ( Estrutura Residencial Para Idosos ) ou lar residencial, de forma periódica e transitória, para permitir o descanso do cuidador

• Informação e encaminhamento para redes sociais de suporte, incentivando o cuidado no
domicílio, designadamente através de apoio domiciliário.

O Estado Português apresentou também medidas e uma maior proteção para os designados Cuidadores Informais Principais, tais como :
• Criação de um subsídio de apoio ao cuidador informal principal a atribuir mediante condição
de recursos
• Acesso ao regime de Seguro Social Voluntário através da introdução no Código Contributivo de
uma taxa contributiva específica, de 21,4%, para proteção nas eventualidades de velhice,
invalidez e morte
• Promoção de medidas que facilitem a integração no mercado de trabalho, findos os cuidados
prestados à pessoa cuidada


A importância do assunto levou a que a Paróquia de S. José do Algueirão, a Fundação Agha Khan e o Centro Social Paroquial do Algueirão, Mem Martins e Mercês , em conjunto decidissem organizar o II ENCONTRO PARA CUIDADORES INFORMAIS que vai decorrer este sábado 13 de abril, entre as 9h45 e as 11h30.
Denominado " A Entrega No Cuidar ", o encontro vai decorrer nas instalações daquele Centro Paroquial no Algueirão, ao lado da Igreja .

Segundo a organização a sessão será dedicada à "Abordagem centrada na pessoa idosa” e terá a presença do Dr. Pedro Cardoso, Vice Presidente da FITI (Federação das Instituições de Terceira Idade).
As inscrições são gratuitas e decorrem até 10 de abril diretamente na secretaria daquele Centro , através do contacto: 219 226 400 ou pelo email: geral@cspammm.pt.

domingo, 7 de abril de 2019

[sintranoticias] Juniores do Mem Martins Sport Clube festejam subida de divisão pelas ruas da freguesia

Mem Martins Sport Clube, vence Musgueira por 3-0, resultado que permitiu à formação dos “Abelhinhas” subir à divisão de honra da AFL a seis jornadas do fim

A equipa de Juniores do Mem Martins Sport Clube (MMSC) fez a festa da subida de divisão pelas ruas da freguesia de Algueirão Mem Martins, no concelho de Sintra.
Muita gente parava sem saber o que se estava a passar nas ruas da freguesia. Buzinas, bombos, cornetas, tudo servia para fazer barulho e chamar a atenção para a festa que se prolongou pela noite fora.
Na rotunda da Bela Vista tiravam-se fotos da festa, com muita alegria e contentamento à mistura.
O caso não era para menos, pois tratava-se da chegada da equipa de juniores do Mem Martins Sport Clube, após a vitória de 3-0 na Musgueira, um resultado que permitiu à formação dos “Abelhinhas” subir à divisão de honra da Associção de Futebol de Lisboa (AFL).
Quando faltam seis jornadas para o final do campeonato, a festa fez-se ontem em Mem Martins, com a passagem da caravana da formação sintrense.
Está de parabéns a equipa de juniores do Mem Martins Sport Clube.

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Pequena História de Pedro Passos Coelho em Mem Martins


Quando Passos aceitou o cargo de assessor de Couto dos Santos na secretaria de Estado para a Juventude, o casal decidiu arrendar “um apartamento um pouco maior na Estrada de Benfica. Nessa altura, o amigo Agostinho Branquinho, também assessor de Couto dos Santos, vivia com eles e ajudava a pagar as contas“. Na biografia conta-se como o casal tinha pouca mobília. Fá e Passos dormiam “com o colchão no chão e não havia margem para que uma cama não fosse considerada uma extravagância”.

No entanto, o período mais difícil viria depois: Passos deixa o cargo de assessor e o casal é obrigado a mudar-se para “o primeiro andar de uma vivenda pequena em Mem Martins. No rés-do-chão da casa “habitavam os donos e estava estabelecida uma mercearia”. As condições, segundo o livro, não eram as melhores. “A tinta plástica do teto da casa condensava a humidade e fazia nascer bolores e cogumelos”. É o próprio Passos que conta como decidiram mudar de casa depois de água lhes ter começado “a cair na cara”.

Nessa altura, mudaram-se para a casa de Pedro Pinto, colega de Passos na JSD. Pedro Pinto estava no Parlamento Europeu e tinha um apartamento livre na Colina do Sol, perto de Benfica. Fizeram a mudança “ao volante da colorida Ford Transit d’As Doce”. O casamento viria a terminar em 2003.

sábado, 30 de março de 2019

Escultura da Rotunda de Sacotes

Foi no inicio do Século que a escultura da autoria do escultor Manuel Santos Carvalho, residente na freguesia, designada "Envolvência" foi inaugurada na rotunda em Sacotes.




A escultura pesa 14 toneladas, mede 3 metros de altura, 4 m de largura e 1,5 m de espessura e utiliza pedra da região de Sintra e do Alentejo.
Santos Carvalho
De acordo com seu autor, "Antigamente esta era uma zona de muitas searas de trigo e foi essa ideia que me levou a fazer esta escultura (...) A escultura representa, de modo simbólico, bagas de trigo estilizadas através de dois elementos que quando se cruzam formam uma outra baga de trigo. No meio há a esfera que representa a semente da baga de trigo e a envolvertudo isto há a calçada" - "Jornal de Sintra", 2 de Fevereiro de 2001


sexta-feira, 29 de março de 2019

[Expresso] Nesta selva plantam-se vegetais. É uma estranha horta urbana que cresce em prateleiras

Chama-se Jungle Box e é um espaço, situado à entrada de um hipermercado, onde são produzidas 14 variedades de saladas e ervas aromáticas


O futuro está nascer na Praceta Francisco Lyon de Castro, na zona de Algueirão-Mem Martins, junto ao IC-19, onde passam milhares de carros todos os dias. É ali que está um parque de estacionamento tão cinzento como qualquer outro. Há algumas semanas, contudo, surgiu uma pequena mancha verde, na forma de uma estranha horta urbana, que cresce para cima, em prateleiras.

Chama-se Jungle Box e é um espaço, situado à entrada de um hipermercado, onde são produzidas 14 variedades de saladas, ervas aromáticas e microvegetais. Lá são cultivadas, colhidas e, depois, colocadas à venda, a poucos metros, dentro da loja. Esta quinta-feira foi a abertura oficial da horta — que fornece parte dos produtos à venda no interior do Jumbo. Gilles Dreyfus, francês, um dos fundadores da Jungle Concept, refere que “as pessoas aderem ao conceito da Jungle Box pelo sabor dos produtos”.
A Jungle Concept é a empresa-mãe da Jungle Greens, a primeira empresa europeia a oferecer uma solução para o cultivo local de plantas com zero pesticidas. Gilles Dreyfus trabalhava em finanças quando decidiu desistir do emprego e viajar pelo mundo. O que descobriu, em conjunto com os sócios, fez nascer a empresa.

A atividade em Portugal começou em 2016 e os empresários, atraídos pelo ambiente favorável às star-ups e pelo conhecimento nas áreas de agricultura, ambiente e engenharia, admitem que foram “recebidos de braços abertos”. Gilles Dreyfus revela ainda que existe também um centro de pesquisa e desenvolvimento em Marvila, numa antiga instalação industrial. Todo o processo de produção dos vegetais, dentro da estufa, é minuciosamente controlado: desde a temperatura à humidade.
Em nenhuma fase do cultivo e crescimento são usados químicos ou pesticidas. Com o modelo de agricultura vertical, não há ocupação de forma intensiva durante todo o ano. A pegada ambiental do transporte é nula, uma vez que os produtos apenas são transportados da estufa para o corredor dos frescos. E todo o processo é feito à vista do consumidor. Neste momento, são 12 as pessoas envolvidas no projeto da Jungle Greens, em Portugal.
“É um negócio caro e pouco rentável”, explica Gilles Dreyfus, mas em que vale a pena apostar. De resto, a Jungle Green já tem pedidos para instalar novas hortas e, no futuro, quer alargar o conceito a França e a outros países. Gilles é claro: “o objetivo da Jungle Box não é fazer uma revolução, não é espalharmos mil ou duas mil boxes por aí”. Querem apenas pôr em prática as ideias que têm.

Fonte: https://vidaextra.expresso.pt/vida/2019-03-28-Nesta-selva-plantam-se-vegetais.-E-uma-estranha-horta-urbana-que-cresce-em-prateleiras

terça-feira, 26 de março de 2019

[JFAMM] Pavilhão de Ouressa inaugurado

Este domingo, dia 24 de março, às 10h30 foi inaugurado o pavilhão desportivo municipal de Ouressa. No evento de inauguração estiveram presentes Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra (CMS), e Válter Januário, presidente da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins.

O novo pavilhão desportivo teve um investimento total de 310 mil euros, onde poderão ser realizadas diversas atividades de ginástica e basquetebol. Foi construído junto às piscinas de Ouressa e faz parte de um conjunto de medidas levadas a cabo pela autarquia para melhorar e promover o desporto no município.

“A Câmara Municipal de Sintra tem aplicado uma estratégia para melhorar a qualidade de vida de todos os que vivem e trabalham no nosso concelho, sendo o desporto mais um dos setores onde o município aposta e investe”, disse Basílio Horta, na inauguração do espaço.

O presidente falou ainda sobre a preocupação da autarquia em investir em melhores pavilhões desportivos escolares, destacando que “ainda há um caminho a percorrer”, mas que é continuando a investir em infraestruturas e equipamentos que se poderá melhorar a qualidade de vida no concelho.

domingo, 24 de março de 2019